Dia Nacional de Combate ao Câncer

IBGE divulga informações nacionais sobre tabagismo, uma das principais causas do câncer de boca. Pesquisadores do IBGE visitaram 150 mil residências para recolher dados sociais e econômicos dos brasileiros.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, que pela primeira vez trará informações sobre tabagismo, foi apresentada nesta sexta-feira, dia 27/11, Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Além de informações sobre renda, escolaridade e consumo, este ano a pesquisa trará um suplemento especial com informações sobre saúde.

O tabagismo mereceu um capítulo em separado – a Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), com 91 perguntas, aplicada em 50 mil domicílios no Brasil. O questionário é o mesmo aplicado em outros 15 países, como parte do Inquérito Global de Tabagismo (GATS). Há perguntas dirigidas ao fumante diário, ao fumante ocasional e ao ex-fumante sobre produtos do tabaco que emitem fumaça (cigarro, charuto, cigarrilha) ou não (rapé, fumo de mascar). O tema abordará ainda as tentativas e os métodos para deixar de fumar, o fumante passivo e a exposição à mídia relacionada ao tabaco.

Câncer de boca

O hábito de fumar é um dos principais fatores de risco que podem levar ao câncer bucal, hoje entre os 10 tipos de câncer com números mais altos do país. O câncer de boca está em 7º lugar – o de “traqueia, brônquio e pulmão” está em 3º. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para 2010 é de 14.160 novos casos, sendo 10.380 homens e 3.780 mulheres. Saiba mais.

O Inquérito Global de Tabagismo é coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem apoio financeiro da Iniciativa Bloomberg Global para Redução do Uso do Tabaco. O Brasil foi o primeiro país a incluir o Inquérito em um sistema regular de vigilância e deve realizá-lo a cada cinco anos para avaliar a evolução do tabagismo no país.

Para a implementação do estudo, foi criado um comitê formado por diversas instituições do Ministério da Saúde, como o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Fundação Oswaldo Cruz. A padronização dos protocolos e questionários aplicados nos 16 países permitirá a comparação da situação do tabagismo em diferentes regiões do mundo.

O suplemento sobre saúde vai apresentar detalhes e responder a várias questões, como: se as famílias têm plano de saúde; com que frequência fazem uso de medicamentos; como está a saúde das mulheres; e quantos brasileiros praticam algum tipo de atividade física.

A pesquisa básica da Pnad 2008, com 251 perguntas, investiga as características dos domicílios, dos moradores, migração, educação, trabalho e rendimento, trabalho infantil e fecundidade, questionando, por exemplo, o número de cômodos das residências, se há serviços de abastecimento de água, rede de esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, telefonia móvel e convencional, e os bens duráveis (fogão, geladeira, máquina de lavar, computador com acesso à Internet), entre outras informações.

São Paulo é o estado onde foram visitados mais domicílios (17.580), seguido por Minas Gerais (14.154), Bahia (13.874), Rio Grande do Sul (12.324) e Rio de Janeiro (11.841).

Com informações do Inca

veja_tambem

Folheto Câncer de Boca (PDF)

Dia Nacional de Combate ao Câncer: o de boca é o 7º tipo mais freqüente no Brasil

Brasil tem cerca de 24,6 milhões de fumantes acima de 15 anos, diz IBGE