Neste 10 de setembro – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Sistema CFO/CROs evidencia a importância da campanha Setembro Amarelo 2021, de prevenção ao suicídio com o tema “Agir Salva Vidas”. O Cirurgião-Dentista pode contribuir com a redução das taxas de suicídio em sua rotina de atendimento odontológico, considerando os cuidados com a saúde bucal. Pacientes com depressão crônica têm grandes chances de desenvolver dores e desgaste dos dentes, o bruxismo.
Além disso, pacientes com depressão, ansiedade e outros transtornos psiquiátricos, que fazem uso de medicamentos, podem ter a saúde bucal alterada, a gengivite, periodontite e xerostomia são alguns problemas bucais mais comuns. O recomendável é que o Cirurgião-Dentista verifique durante a anamnese se o paciente utiliza medicamentos com essa finalidade, para assim identificar o melhor tratamento odontológico ao paciente. E, caso necessário, atuar de forma multidisciplinar com profissionais de outras áreas da saúde para o bem-estar integral. Para o Sistema CFO/CROs, toda atenção aos sinais de alerta referentes ao suicídio é de relevância à vida.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima ainda que, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. São 800 mil vidas perdidas por ano, segundo a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. Desse total, 96,8% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais como: depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias, conforme dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Em 2019, foi constituída a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei 13.819). Os casos que envolvem crianças e adolescentes passaram a ser de notificação obrigatória, inclusive ao Conselho Tutelar. É possível buscar ajuda e contar com assistência adequada de forma gratuita e anônima 24 horas por dia, por meio do número 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV), apoio emocional e prevenção do suicídio. A iniciativa conduz ampla divulgação de informações e a identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela. Cor que representa a vida, a luz e o sol.
Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br