Dia Mundial da Água relembra consumidor que é preciso economizar sempre

Nesta quinta-feira (22), comemora-se o Dia Mundial da Água. Por conta disso, especialistas de todo o mundo se reúnem para chamar a atenção das pessoas para o alarmante problema da escassez do recurso na Terra.

Para se ter uma idéia, apenas 2,5% das águas do planeta são doce, sendo que apenas um terço desse volume está disponível para
consumo humano, segundo Robin Clarke, autor do “Atlas da Água”.

Situação do Brasil não é tão confortável
Apesar do nosso País possuir cerca de 12% do percentual de água doce disponível no mundo, a distribuição é feita de maneira desigual, sendo que algumas regiões sofrem com as secas.

Além disso, de acordo com a consultoria H2C, o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais
água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde: 200 litros diários por pessoa, contra os 40 recomendados.

E segundo o engenheiro especialista em
uso racional da água, Carlos Lemos da Costa, o sentimento de deter a maior reserva de água do planeta dá à maioria dos brasileiros a impressão de que o recurso nunca vai acabar.

“A cultura do desperdício levou o País a uma condição preocupante. Faltará água nas torneiras se a população não tomar consciência”, alerta Costa.

Economia de até 60% na conta

Quem quiser conferir se está gastando muita água pode utilizar uma ferramenta disponibilizada no site da consultoria
(www.h2c.com.br). De acordo com o especialista, 90% dos usuários descobrem que podem economizar até 60% na conta de água.

Desenvolver um uso mais racional da água é, desde já, algo que deve ser priorizado por cada cidadão do planeta Terra. “Em meados do século em que vivemos a demanda de água ultrapassará a oferta. Passaremos necessidade por conta da água”, declarou ao Jornal Nacional desta quinta 22 o pesquisador da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo.

Fonte: Site Yahoo (com informações da consultoria H2C) e Jornal Nacional (TV Globo)

Distrito Federal – DF