Dia Internacional da Mulher: mulheres conquistaram seu espaço na Odontologia brasileira

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março no Brasil e em dezenas de países. O objetivo da data, estabelecida pelas Nações Unidas em 1977, é comemorar as conquistas do sexo feminino e chamar a atenção para a discriminação contra a mulher em todos os setores, inclusive no mercado de trabalho.

A evolução da participação das mulheres na Odontologia brasileira serve como ilustração para o avanço da presença feminina no mercado de trabalho no país. A Odontologia já foi uma profissão majoritariamente masculina. Entre os inscritos no CFO, há um predomínio de homens nas faixas de idade a partir de 61 anos. De 60 anos para baixo, predominam as mulheres e de forma crescente. Ou seja, a cada década, aumenta a proporção de mulheres inscritas no Conselho Federal.

Dos 484.450 inscritos atualmente no Conselho (cirurgiões-dentistas, técnicos em prótese dentária-TPD, técnicos em saúde bucal-TSB, auxiliares em saúde bucal- ASB e auxiliares em prótese dentária-APD), 337.336 (69,6%) são mulheres e 147.114 (30,4%) são homens.

As mulheres também predominam entre os CDs. Dos 301.532 CDs atualmente inscritos, 181.301 (60,1%) são mulheres e 120.231 (39,9%) são homens.

 

Inscritos no CFO

tabela inscritos

O Conselho Federal de Odontologia deseja um excelente Dia Internacional da Mulher a todas as profissionais da odontologia e mulheres brasileiras.