DIA D DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA REALIZADO PELO CRO-BA

Durante o evento, foram apresentados dados preliminares da campanha de rastreamento e prevenção ao câncer em lábio de trabalhadores das praias de Salvador

 

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Coordenação de Saúde Bucal do Município de Salvador, realizou, nesta terça-feira (25), o Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca. Durante o evento, foram apresentados os dados preliminares da campanha de rastreamento e prevenção ao câncer em lábio de trabalhadores das praias de Salvador. A campanha tem o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre os riscos da exposição solar prolongada e a importância dos cuidados preventivos para a saúde bucal.

A campanha junto aos trabalhadores de praia foi iniciada neste ano de 2025, em resposta ao ofício circular nº 01929/2024, encaminhado pelo Conselho Federal de Odontologia ao CRO-BA. A ação atende à recomendação nº 030, de 10 de outubro de 2024, do Conselho Nacional de Saúde, que indicou a importância da adoção de medidas relativas à inclusão do câncer bucal nas linhas de cuidado e diretrizes clínicas de saúde bucal.

O evento que marcou o Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca teve ampla programação e abertura com a palestra “Câncer de boca: o que o dentista precisa saber?”, ministrada pela cirurgiã-dentista Ludmila Valverde. Em seguida, o professor Márcio Campos abordou o tema “Fatores Associados ao Câncer de Boca: Perspectivas para a Saúde Coletiva no Nordeste do Brasil”, e a cirurgiã-dentista Naiadja Cerqueira falou sobre “Desordens Orais Potencialmente Malignas”.

Ao final, a equipe do CRO-BA apresentou os resultados preliminares da Campanha de Prevenção ao Câncer Labial em Trabalhadores de Praia. Os dados indicam que mais da metade dos trabalhadores de praia desconheciam a importância e, por esse motivo, não utilizavam protetor solar labial. Além disso, a maioria das alterações identificadas no exame físico compreendeu algum tipo de alteração em lábio, com um predomínio de sinais que sugerem a presença da hipótese diagnóstica de queilite actínica. Os pacientes que apresentaram alterações foram encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas de Referência da região para seguirem com a investigação.

Para o presidente do CRO-BA, Marcel Arriaga, o sucesso da campanha se deve ao envolvimento de diversas instituições e à ampla adesão da população. “A campanha conseguiu envolver muitos estudantes, a Secretaria de Saúde do município, a USP no laboratório de análise, além de faculdades privadas e estaduais, como a UEFS. Ela foi muito bem acolhida pela mídia da Bahia e teve uma repercussão muito positiva entre os trabalhadores de praia, que receberam a iniciativa de forma muito aberta”, destacou.

Estiveram presentes no evento o presidente do CFO, Claudio Miyake, o vice-presidente, Nazareno de Souza Ávila, o tesoureiro Élio Silva Lucas e o secretário-geral Roberto de Sousa Pires. Também compareceram a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Salvador, Mylena Leal, e o professor pleno da UEFS, Márcio Campos.

Ações de campo

As ações de campo contaram com a participação de estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior da capital e região metropolitana, supervisionados por Dentistas. Entre fevereiro e março, foram atendidos trabalhadores das praias da Barra, Piatã, Patamares, Itapuã, Praia do Flamengo, Ribeira e São Tomé. Além da avaliação, os trabalhadores também receberam um kit de higiene bucal, com protetor labial e viseira, além de um material informativo sobre prevenção, importância do diagnóstico precoce e proteção.

Reunião no CRO-BA

O presidente do Conselho Regional de Odontologia da Bahia, Marcel Arriaga, e demais conselheiros regionais, receberam a diretoria do CFO para uma reunião na manhã do dia 25, na sede da autarquia. Juntos, eles debateram pautas de fortalecimento da Odontologia no estado da Bahia e em âmbito nacional.