Cuidados na saúde bucal da futura mamãe

Dicas para uma relação saudável entre mãe/bebê

Banner amamentacao 190x140pxA gravidez é para as mamães “um estado de graça”. Uma época em que a tão desejada criança vai se formando dentro de seu ventre, já modificando sua vida. Mas também é uma fase de muitos cuidados. Especialistas afirmam que, durante o período de gestação, a grávida deve ter uma boa higienização bucal para que não tenha problemas que inspirem cuidados, como o parto prematuro, por exemplo.

O mesmo acontece com a alimentação. O cirurgião-dentista, odontopediatra, Dr. Francisco Simões, alerta para uma alimentação saudável, fundamental para a constituição do dente, que inicia a sua formação durante a gravidez. “O alimento da gestante deve ser rico em fibras e minerais. O cálcio é um elemento importante na formação dos dentes e está presente principalmente no leite. Importante a gestante fazer uso do leite durante o período gestacional. As frutas têm vitaminas e sais minerais necessários para a formação dos dentes, por este motivo, devem ser utilizadas como alimentos complementares, principalmente entre as refeições”, afirma o Dr. Francisco, conselheiro do Conselho Federal de Odontologia.

A maternidade traz momentos muito felizes, mas os primeiros dias causam muita angústia, principalmente nas “mamães de primeira viagem”, aquelas que vivem a primeira gravidez, onde tudo é novidade e a experiência é algo que realmente está em falta! Um desses momentos é a amamentação. De acordo com o especialista, a amamentação também influencia no desenvolvimento dos ossos da face, principalmente as maxilas e mandíbula e da musculatura orofacial, como por exemplo, os músculos que compõem os lábios. “A posição de amamentação deve ser de forma uniforme, ou seja, o bebê deve fazer a apreensão do mamilo de frente, evitando colocar o bebê lateralmente”, alerta o professor Simões, Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

São indiscutíveis os benefícios da amamentação para o bebê. “O ato de amamentar fortalece a musculatura dos lábios, podendo evitar más oclusões como a mordida aberta (quando a criança não consegue morder alimentos com os dentes da frente) e a respiração bucal”, afirma o Doutor em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).

Mas, a mamãe também deve ter muito cuidado com a saúde bucal do bebê. Após a amamentação é importante que seja feita a higiene bucal, removendo restos de leite materno da boca do bebê, passando uma gaze embebida em soro fisiológico ou água, ao redor dos lábios e internamente na boca. “Esta conduta cria hábito de higiene bucal do bebê e evita fermentação do leite com surgimento de Candidíase (sapinho)”, afirma o Mestre em Odontologia FOUFBA.

Outro momento muito importante é quando o primeiro dente irrompe (nasce), por volta dos seis (6) meses de idade. A primeira dentição da criança, chamada de “dentição de leite” estará completa em torno dos dois anos de idade. A mãe deve levar o bebê à consulta com o odontopediatra, assim que o primeiro dente nascer para que o profissional acompanhe o crescimento e desenvolvimento dos dentes e dos ossos faciais. “A mamãe deve levar a criança ao odontopediatra a cada 6 meses”, diz o Membro da IAPD (International Association of Pediatric Dentistry).

Comunicação do CFO