CRO-RS pressiona por mais espaço para Odontologia

Atento às declarações e a decisão do secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, de transformar o programa de saúde gaúcho no melhor do país, o CRO-RS promoveu um encontro, em 11 de agosto, tendo como objetivo a inclusão da Odontologia entre as prioridades estabelecidas.

Reunidos na sede do CRO-RS e recepcionados por todos os conselheiros, estiveram presentes ao encontro, além de Osmar Terra, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS); presidente reeleito do CFO, Miguel Nobre; coordenador da Política de Saúde Bucal da secretaria de Saúde, Leonardo Soldatelli Paviani; o coordenador do CECO, Rubens Machado; e a presidente do Conselho Regional de Nutrição, Yole Maria Brasil Luz.

Durante o encontro, Miguel Nobre traçou um quadro real da Odontologia no país, explicando que a situação não está nada fácil para os profissionais, tendo em vista que 90% dos CDs estão estabelecidos nas capitais e não há políticas de incentivos para provocar transferência para o interior. Além da crise econômica que assola a sociedade, pesquisas alertam que 30 milhões de brasileiros sequer conhecem a cadeira do cirurgião-dentista.

O presidente do CRO-RS, Ben Hur Godolphim, enfatizou que a dedicação exclusiva do cirurgião-dentista, que atua como servidor público, é um dos mecanismos para qualificar os serviços prestados à população. Segurança e remuneração digna são condições essenciais para que o profissional possa exercer um trabalho qualificado.

O deputado Darcísio Perondi ratificou sua disposição de continuar apoiando as questões da Odontologia. “Podemos estabelecer uma bela aliança em prol da saúde, reunindo o secretário Terra, nosso gabinete em Brasília e as lideranças da Odontologia”, sentenciou.

Atento ao posicionamento das lideranças, o secretário Terra afirmou que o Rio Grande do Sul é um dos únicos estados da Federação que dedica especial atenção à saúde bucal.

“Não acredito em saúde pública sem trabalho interdisciplinar e sem a valorização do profissional”, afirmou o secretário, acenando com a possibilidade de criar um plano de carreira para servidores públicos da área da saúde que tenham dedicação exclusiva.

“Sou defensor de programas que tenham objetivos claros, ações baseadas em indicadores e trabalho de resultados. Queremos inovar e ampliar ações. Estamos abertos a sugestões”, concluiu.

Como já vem se tornando tradição, a cada encontro com políticos, o CRO-RS prepara um dossiê (retratando a realidade da Odontologia) e apresenta uma pauta de reivindicações pertinentes ao cargo/função do convidado.

Ao secretário da Saúde, o presidente do CRO-RS solicitou especial empenho em relação ao Código Estadual de Saúde e aos resíduos originados dos consultórios odontológicos (lixo).

Fonte: Maria Cristina Forte/CRO-RS

Rio de Janeiro – CFO