Conselho Federal de Odontologia integra programação científica do 32º CIOSP

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participará, de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, do 32º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP). A proposta do CFO é contribuir com debates para aprimorar a qualidade da Odontologia brasileira, por meio da força de trabalho mediada pelo Plenário, Comissões e Câmaras Técnicas que integram a autarquia. Além de sua função original que é fiscalizar o exercício legal da profissão.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, o conselho federal também estará presente no II Encontro Nacional do Programa Brasil Sorridente, que acontecerá juntamente com o 32º CIOSP. O congresso internacional abrirá as comemorações dos 10 anos do Programa Brasil Sorridente, que prevê tratamento odontológico gratuito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa público de saúde bucal é considerado o maior do mundo. De acordo com levantamento do governo federal, quase 90% das cidades brasileiras contam com pelo menos uma das 21,7 mil equipes de cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em Saúde Bucal do SUS. Em 2012, o governo federal prometeu investir, até este ano, R$ 3,6 bilhões.

O objetivo é interagir com diversos atores envolvidos na construção da política pública de Saúde Bucal do Brasil, visando interação, discussão, avaliação dos protocolos das práticas clínicas, e gestão das equipes de Saúde Bucal na Estratégia da Saúde da Família, dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), com foco nas ações desenvolvidas na atenção básica e especializada, pautando-se na busca da efetivação da integralidade na atenção à saúde bucal.

Já na programação do dia 01 de fevereiro, o presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues irá discutir, juntamente com os demais líderes das Entidades Odontológicas Nacionais, na 1ª mesa de debates do Projeto Saúde Coletiva com o tema: “A Política Nacional de Saúde Bucal – Situação Atual e Perspectivas”. Na ocasião, serão apresentados os avanços e as conquistas da Política Nacional de Saúde Bucal e os possíveis desafios encontrados pelos futuros governantes.

“Assim como nas demais edições, o Conselho Federal de Odontologia faz questão de marcar presença no CIOSP, para compartilhar experiências e somar aos temas propostos. Além de assumir o compromisso de replicar as informações nos Conselhos Regionais”, completa Morilhas.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação CFO