Conselho Federal de Odontologia comparece ao lançamento do Pacto Nacional pela Saúde

O Conselho Federal de Odontologia compareceu, no dia 8 de julho, ao lançamento do Pacto Nacional pela Saúde: Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para Você. A presidente Dilma Rousseff anunciou que o Programa oportunizará a abertura de 35 mil novos postos de trabalho para médicos até 2014 e investimento de 7,4 bilhões para reforma e ampliação da rede de hospitais e unidades de saúde em todo o Brasil. O Dr. Gerdo Bezerra de Faria compareceu à cerimônia em Brasília representando o Conselho Federal de Odontologia.

Segundo Dilma, a meta é oferecer assistência para regiões carentes do país, principalmente em periferias das grandes e pequenas cidades, com prioridade para as regiões norte e nordeste do Brasil. “O objetivo do Programa não é trazer médicos estrangeiros, mas sim levar qualidade para a saúde brasileira”, explicou a Presidente.
Pacto Nacional pela saúde imagem interna
O Ministro da Saúde, Alexandra Padilha, destacou que existem três desafios a serem enfrentados no pacto: construir novas unidades de pronto-atendimento (UPAs) e centros de saúde, garantir o bom funcionamento da rede e suprir as unidades com profissionais em quantidade suficiente para atender com qualidade a população. “A meta é alcançar até 2026 o número de 600 mil médicos em todo o Brasil; hoje o número é de 374 mil, o que representa 1,8 médico por mil habitantes. Para isso, o Governo Federal custeará integralmente uma bolsa de R$10 mil mensais mais ajuda de custo para o médico que trabalhar dois anos em periferias ou no interior do País, integrando o Projeto. A medida será válida para acadêmicos que ingressarem no curso a partir de 2015”, garantiu.

A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro Souza, defendeu a valorização do médico brasileiro, o investimento de 10% dos recursos da União para a Saúde Pública, o veto do Ato Médico e enfatizou: “A saúde bucal brasileira ainda precisa de uma melhora significativa para alcançar grande parte da população e com qualidade. Existem trabalhadores rurais que nunca viram um Cirurgião-Dentista na vida e essa realidade precisa de mudança”,argumentou.

O Dr. Gerdo Bezerra de Faria acompanhou a cerimônia e destacou a importância do investimento na valorização de outros profissionais da saúde, como membros da equipe multidisciplinar na assistência da rede pública de saúde. “A Dilma foi muito feliz ao destacar essa valorização, pois o tratamento para ser completo requer o trabalho de todos os profissionais da área da saúde, o que inclui o Cirurgião-Dentista”, completou.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de Comunicação do CFO