Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, lançado nesta terça, tem representantes da Odontologia (CFO)

O ministro da Saúde, Agenor Álvares, participou nesta terça 13, em Brasília, da cerimônia de lançamento do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O comitê terá como atribuição elaborar ações voltadas ao uso adequado de medicamentos pela população.

Criação do Comitê Nacional Para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos

O ministro da Saúde criou, por meio da Portaria GM nº 1.956 de 23 de agosto de 2006, o Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, vinculado ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.

A coordenação do Comitê será feita pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A Secretaria Executiva é exercida pela Coordenação Geral de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da Qualidade de Produtos e Serviços Farmacêuticos do DAF.

Representantes da Odontologia foram indicados pelo CFO

Compõem também o Comitê as seguintes instituições: Conselho Federal de Odontologia, Conselho Nacional de Saúde, Instituto de Defesa do Consumidor, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Farmácia, Federação Nacional dos Farmacêuticos e Federação Nacional dos Médicos.

Cada uma dessas instituições possui dois representantes, um titular e um suplente. O CFO e, acima de tudo, a Odontologia estão representados pelo secretário-geral Marcos Luis Macedo de Santana e o representante da autarquia no Fórum dos Conselhos Federais, Samir Najjar.

Veja quais são as atribuições e todas as instituições
que compõem o Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos.

Fonte: Agência Brasil
Distrito Federal – DF