Comissão do CFO apresenta proposta de normatização da fiscalização profissional

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) iniciou, em reunião, nos dias 7 e 8 de abril, em Brasília/DF, a elaboração do Plano Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Odontologia. O trabalho, conduzido pela Comissão Especial de Projetos, Parcerias e Convênios do Sistema CFO/CROs, tem como base o Relatório Anual de Fiscalização do Sistema Conselhos, recém-concluído, e as mudanças às práticas fiscalizatórias geradas pelo cenário pandêmico.

A proposta, segundo o coordenador da Comissão, Élio Silva Lucas, é compartilhar um material orientativo com foco na uniformização da atividade fiscalizatória. “Essa adequação da rotina fiscalizatória será ambientada a partir das ações incorporadas em tempos de pandemia e também pacificadas na integração do sistema unificado CFO/CROs, em fase de finalização”, esclareceu.

Além do Relatório Anual de Fiscalização, o material orientativo considera, também, as diretrizes alinhadas no Fórum Nacional de Fiscalização do Exercício Profissional 2019 e o Relatório de Gestão do CFO (2018-2021): “Essa adequação dos critérios obrigatórios – organização, normatização, tecnologia e gestão pública -, almeja aperfeiçoar a atividade finalística dos Conselhos de Odontologia, realizada pelos setores de fiscalização, com máxima conformidade dos dados coletados”, explicou a Coordenadora Geral das Comissões e Vice-Presidente Tessa Botelho.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br