Comissão de Orientação e Fiscalização dos Conselhos Profissionais da Saúde define seis diretrizes prioritárias de trabalho

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, nessa sexta-feira, dia 20 de setembro, em Brasília/DF, da primeira reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS). Com o objetivo de alinhar a atividade fiscalizatória dos Conselhos, seis diretrizes prioritárias foram elencadas para melhor conduzir o trabalho que caracteriza a missão precípua das Autarquias.

O trabalho da Comissão surgiu a partir do debate iniciado nos dois Encontros das Comissões de Orientação e Fiscalização dos Conselhos Federais da Área da Saúde. A última edição “Reunindo Conhecimentos”, realizada nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília/DF, evidenciou a necessidade de aprofundamento do debate, não somente como encontros pontuais, mas sim como grupo de trabalho permanente. A proposta é validar o amadurecimento do trabalho de eficiência e do resultado eficaz da fiscalização profissional do Sistema Conselhos na área da Saúde.

O plano de trabalho prevê, prioritariamente, conhecer os procedimentos de fiscalização de cada Conselho; analisar os dados referentes ao exercício profissional e a fiscalização dos Conselhos da área da saúde; pontuar os desafios e dificuldades observados coletivamente; avaliar possíveis fatores para compor mapas de risco para a fiscalização; identificar áreas de sombreamento existentes entre as profissões; e pensar em ações comuns e/ou conjuntas dos respectivos conselhos profissionais. A meta finalística é levar conhecimento e proteção à população.

O olhar de todos os membros está voltado para as experiências exitosas e as dificuldades diagnosticadas em comum. “Para isso, é preciso fazer com que a sociedade tenha pleno conhecimento acerca do importante papel dos conselhos como medida protetiva”, explicou a representante do CFO na Comissão, a Conselheira Federal Tessa Botelho.

A próxima reunião da Comissão ficou definida para 05 de novembro, no Conselho Federal de Nutrição, em Brasília/DF.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br