Comissão de Educação destaca importância de melhor identificação de acadêmicos de Odontologia em Campos de estágio

A Comissão de Educação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em reunião nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília/DF, discutiu a importância de os Conselhos Regionais terem ciência dos campos de estágio conveniados por Instituições de Ensino Superior (IES) nos estados, assim como, a identificação dos estudantes de Odontologia no desempenho da prática do estágio curricular. Os estágios acontecem nas unidades de saúde, clínicas, entidades e associações e, ainda, em consultórios privados.

Segundo a Coordenadora da Comissão, Maria Helena Monteiro Barros Miotto, essa identificação é fundamental para contribuir com o trabalho de fiscalização dos Conselhos Regionais nos estados. “Como não ocorre o repasse dessa informação atualizada e sistematizada pelas IES aos CROs é inviável aos agentes fiscalizadores diferenciar o estagiário, do falso profissional em pleno exercício. Essa ausência de informação dificulta e muito o trabalho fiscalizatório em defesa da saúde da população”, esclareceu.

Nesse sentido, a proposta da Comissão de Educação prevê a identificação dos estudantes em período de estágio, de forma sistematizada e periódica de modo que a fiscalização do CRO de cada estado tenha um mapeamento de estudantes e campos a cada semestre. ”É preciso que essa identificação aconteça de forma unificada e padronizada por todos os CROs”, pontou a Coordenadora da Comissão.

Além da coordenadora da Comissão, a reunião também contou com a presença dos membros André Destefani Monteiro, Maria Celeste Morita, Tereza Maria Alcântara Neves e Rafael Avellar de Carvalho Nunes. O trabalho foi acompanhado pela Subcoordenadora das Comissões/CFO, a Conselheira Tessa de Lucena Botelho e pelo Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge.

Por Michelle Calazans, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br