Clareamento dental está mais barato, mas dentistas alertam para o perigo dos kits caseiros

Clarear os dentes em casa ou no consultório do dentista está virando uma opção cada vez mais viável para quem está com o sorriso manchado. O dentista Marcelo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), explica que as novas tecnologias deixaram o procedimento mais rápido e eficaz, principalmente para quem está com os dentes naturalmente amarelados por causa do café, do cigarro, dos refrigerantes, do mate e do vinho tinto.

– O clareamento não é para pessoas com dentes sensíveis ou que tenham restaurações do tipo coroa, que não clareiam como os dentes naturais. Jovens até 16 anos devem evitar este tipo de procedimento também – explica Fonseca.

” O clareamento não é para pessoas com dentes sensíveis ou que tenham restaurações do tipo coroa ”

No consultório, o clareamento pode ser feito com auxílio do laser ou apenas com aplicação do gel clareador em concetrações mais altas do que as usadas em casa. O resultado aparece em até quatro sessões e custa em torno de R$ 1 mil.

O clareamento feito em casa é um método confiável e que também dá bons resultados. Custa cerca da metade do preço cobrado nos consultórios, mas é mais demorado. Só deve ser feito com a supervisão do dentista, que vai indicar a melhor fórmula para o tipo de mancha nos dentes. O resultado de ambos os tratamentos dura cerca de dois anos.

As placas, pastas e géis vendidos nas farmácias, afirma Fonseca, não costumam trazer muitos resultados.

– Em sua maioria o efeito é desprezível por ter concentração muito baixa da substância clareadora.

Risco de alergias e danos no esmalte

A cirurgiã-dentista Patrícia Touma alerta para os perigos dos kits vendidos na internet, que podem causar sensibilidade nos dentes, irritação nas gengivas e até problemas gastrointestinais.

– Não é recomendável fazer o clareamento por conta própria, pois o tratamento deve ser individualizado. Só um profissional faz a moldeira personalizada e indica a concentração ideal de gel e o tempo do tratamento, que varia de pessoa para pessoa. Portanto, o tratamento feito no consultório é mais eficaz do que o doméstico – diz a especialista.

Entre os principais riscos provocados pelo uso do kit caseiro estão: a ingestão inadequada do gel clareador, que pode provocar queimação e outros problemas gastrointestinais; a sensibilidade dos dentes; e reações nas gengivas, como coceira e ardência.

– O uso do gel não deve ser feito em dentes com cárie, tártaro ou doenças periodontais, com sangramentos ou feridas na mucosa oral. Por essa razão, o indicado é procurar um dentista para colocar uma proteção para o gel não entrar na dentina (camada depois do esmalte) e romper o esmalte, causando sérios riscos à saúde bucal – completa Patrícia, que alerta que os problemas nem sempre surgem imediatamente. Muitas vezes os problemas aparecem em até cinco anos depois da aplicação.

Fonte: O Globo Online – 30/04/2010