Cirurgião-dentista é o novo diretor da Anvisa

CFO presente na posse do cirurgião-dentista Fernando Mendes

Banner_Reuniao_190x140_01 ReuniãoO Conselho Federal de Odontologia (CFO) esteve presente à posse do novo diretor de Regulação Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o cirurgião-dentista no Distrito Federal, Fernando Mendes Garcia Neto, em solenidade realizada no auditório da agência, em Brasília. O presidente do CFO, Ailton Morilhas, foi representado pelo presidente da Comissão Parlamentar do Conselho Federal, Dr. Nilo Celso Pires. “O CFO busca ser um grande parceiro da Anvisa e estará sempre à disposição para todo e qualquer assessoramento necessário na área de Saúde Bucal”, afirmou Nilo Celso Pires.

Fernando Mendes teve sua nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 16 de outubro para compor a Diretoria Colegiada da Anvisa. Mendes, que vinha atuando como diretor-adjunto de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, assume um mandato que se encerra em março de 2017. Com sua posse na Direg todas as cinco diretorias da Anvisa contam com seus respectivos titulares.

Estiveram presentes o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, representando o ministro Marcelo Castro;  o secretário-executivo do MS, Agenor Alvares, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abrahão. Participaram ainda os diretores da Anvisa: o diretor-presidente Jarbas Barbosa (Diges), Ivo Bucaresky (DSNVS), Renato Porto (Diare) e Roberto Vasconcelos, representando José Carlos Moutinho (Dimon).

Em seu discurso de posse, Mendes destacou que a Anvisa, por definição legal, tem no seu propósito institucional uma ligação direta com a indústria da saúde. “Cabe-nos definir a correta orientação no processo de produção de produtos e serviços ligados à saúde”.

O papel regulatório da agência, na visão do novo diretor, deve ser exercido também como apoio ao desenvolvimento do complexo industrial da saúde. Entendendo que a atividade de vigilância, em última análise, agrega valor à atividade industrial regulada, ele destacou: “Nossa missão deve ser a de vigilância orientadora, praticada de forma objetiva. A indústria da saúde deve nos ter como parceira, tendo em sua rotina produtiva nossos preceitos, normas e exigências procedimentais, para que tenhamos um sistema regulatório de qualidade e célere”.

Diretoria Colegiada – O diretor-presidente, Jarbas Barbosa, reiterou a relevância de a Anvisa ter, a partir de agora, uma diretoria colegiada completa. “Isso, sem dúvida nenhuma, permite que nós possamos tratar a agenda regulatória da Anvisa de modo mais célere, com uma velocidade muito maior”.

Sobre o novo diretor, Barbosa ressaltou: “Fernando toma posse hoje, mas, na verdade, apenas muda de função, uma vez que já conhece muito a casa, seu funcionamento, os processos administrativos e a agenda regulatória. É um profissional que não precisará de qualquer adaptação: já entra jogando no time titular”.

Comunicação do CFO – Fonte: Assessoria de Imprensa da Anvisa