CFO realiza encontro nacional em Manaus para discutir acesso à saúde bucal

Manaus – Desde às 9h desta quinta-feira (20/02), 27 conselhos regionais encontram-se reunidos para discutir sobre a odontologia brasileira.

Dentre os temas abordados durante este encontro nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que encerra sexta-feira (21/02), estão a interiorização da odontologia no país e a intensificação da fiscalização aos falsos dentistas e clínicas odontológicas. O cenário da profissão no Amazonas também consta da pauta de discussões, segundo explica a presidente do Conselho Regional de Odontologia, Drª Vera Louzada. A abertura oficial da plenária foi realizada pelo presidente da autarquia federal, Dr. Ailton Morilhas. Além do presidente do CFO, também integraram à mesa os conselheiros federais Dr. Cesar José Campagnoli, o vice-presidente Dr. Leonardo Marconi; o secretário-geral Dr. Genésio Pessôa Albuquerque Júnior; o tesoureiro Dr. Rubens Côrte Real, o Dr. José Mário Morais Mateus, o Dr. Ericson Leão Bezerra, entre outros. O procurador jurídico do CFO, Dr. luiz Maron, também participou do encontro.

Dr. Ailton Morilhas e a Dr. Vera Louzada em primeira plenária realizada neste ano em Manaus
Dr. Ailton Morilhas em primeira plenária realizada neste ano em Manaus

Em seu discurso, a Drª Vera Louzada destaca que é a primeira vez que o conselho federal realiza uma plenária em Manaus, nos últimos cinco anos. “É uma maneira do CFO prestigiar os nossos profissionais e também se aproximar da nossa realidade. Manaus, por ser uma das sedes da Copa do Mundo, e por todo apelo ambiental, é uma cidade muito visada no país e no mundo, por isso é uma satisfação enorme um encontro desse porte”, afirmou.

Membros do CFO discutem as melhorias que precisam ser adotadas no estado
Membros do CFO discutem as melhorias que precisam ser adotadas no estado

Ainda de acordo com ela, o Amazonas possui cerca de 3 mil cirurgiões-dentistas registrados, com grande concentração na capital. “Uma das dificuldades do nosso estado é levar os profissionais para o interior, por conta dos baixos salários e ainda a falta de estrutura, causando grande concentração na capital e deixando o interior desassistido”, destacou.

Por Bianca Lopes / Departamento de Comunicação do CFO

Fonte: CRO-AM