Manaus – Desde às 9h desta quinta-feira (20/02), 27 conselhos regionais encontram-se reunidos para discutir sobre a odontologia brasileira.
Dentre os temas abordados durante este encontro nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que encerra sexta-feira (21/02), estão a interiorização da odontologia no país e a intensificação da fiscalização aos falsos dentistas e clínicas odontológicas. O cenário da profissão no Amazonas também consta da pauta de discussões, segundo explica a presidente do Conselho Regional de Odontologia, Drª Vera Louzada. A abertura oficial da plenária foi realizada pelo presidente da autarquia federal, Dr. Ailton Morilhas. Além do presidente do CFO, também integraram à mesa os conselheiros federais Dr. Cesar José Campagnoli, o vice-presidente Dr. Leonardo Marconi; o secretário-geral Dr. Genésio Pessôa Albuquerque Júnior; o tesoureiro Dr. Rubens Côrte Real, o Dr. José Mário Morais Mateus, o Dr. Ericson Leão Bezerra, entre outros. O procurador jurídico do CFO, Dr. luiz Maron, também participou do encontro.
Em seu discurso, a Drª Vera Louzada destaca que é a primeira vez que o conselho federal realiza uma plenária em Manaus, nos últimos cinco anos. “É uma maneira do CFO prestigiar os nossos profissionais e também se aproximar da nossa realidade. Manaus, por ser uma das sedes da Copa do Mundo, e por todo apelo ambiental, é uma cidade muito visada no país e no mundo, por isso é uma satisfação enorme um encontro desse porte”, afirmou.
Ainda de acordo com ela, o Amazonas possui cerca de 3 mil cirurgiões-dentistas registrados, com grande concentração na capital. “Uma das dificuldades do nosso estado é levar os profissionais para o interior, por conta dos baixos salários e ainda a falta de estrutura, causando grande concentração na capital e deixando o interior desassistido”, destacou.
Por Bianca Lopes / Departamento de Comunicação do CFO
Fonte: CRO-AM