CFO participa do III Congresso Internacional de Harmonização Orofacial, em Minas Gerais

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, nos dias 26 e 27 de setembro, do III Congresso Internacional de Harmonização Orofacial, em Minas Gerais. Nesta edição, o evento abordou como eixo central a harmonização da saúde do paciente para qualidade de vida integral, no equilíbrio funcional e estético da face. Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-MG), organizadora do Congresso, registra recorde de inscritos à programação científica.

O representante do CFO na solenidade de abertura, o Conselheiro Federal Eduardo Ferro, destacou a importância do Congresso frente a atual conjuntura da Odontologia. “Este ano representa um verdadeiro marco para a categoria, com o reconhecimento da Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica, por meio da Resolução CFO 198/2019. Essa regulamentação, reitera a autonomia legal e a capacidade técnica do Cirurgião-Dentista em exercer a Harmonização Orofacial em sua área de atuação. O III Congresso Internacional tem muito o que agregar aos Cirurgiões-Dentistas que atuam nessa área, acerca das mudanças globais à saúde bucal”, ressaltou.

Para o presidente da ABO-MG, Carlos Augusto Jayme Machado, o apoio do CFO e do CRO-MG é fundamental para crescimento com qualidade da Harmonização Orofacial no Brasil. “Apesar de a atuação do Cirurgião-Dentista na HOF ter sido originada na parte biológica e funcional, neste momento o equilíbrio estético é uma preocupação é chegou para somar no tratamento odontológico que representa verdadeira transformação de vida dos pacientes”, enfatizou.

Sobre o Congresso Internacional

O Congresso Internacional de Harmonização Orofacial surgiu com a proposta de aperfeiçoar o trabalho do Cirurgião-Dentista que compete o conjunto de procedimentos de autonomia legal do Cirurgião-Dentista para exercer em sua área de atuação, que envolve complexidade cirúrgica, estética e funcional da face. A primeira edição, realizada em 2017, contou com a presença 83 inscritos, nesta terceira edição, o evento registrou mais de 430 Cirurgiões-Dentistas inscritos.

Por Michelle Calazans, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br

Fotos: Luiz Felipe Faria / CRO-MG