CFO participa de sessão solene em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas no Senado

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou nessa sexta-feira, dia 25 de outubro, da sessão solene em homenagem aos Cirurgiões-Dentistas no Plenário do Senado, em Brasília/DF. Solicitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB/PSL-DF) e a Deputada Federal Celina Leão (PP-DF), a solenidade reuniu representantes de entidades, acadêmicos e profissionais da Odontologia de todo o Brasil. A data também marca o Dia Nacional da Saúde Bucal.

Representando o CFO, o Tesoureiro Luiz Evaristo Ricci Volpato agradeceu a sessão solene e reiterou a necessidade do parlamento ouvir as demandas da categoria, pleiteadas pela Autarquia. “Esse é um momento de prestígio em reconhecimento ao importante papel do Cirurgião-Dentista na sociedade. Todos os dias Cirurgiões-Dentistas resgatam sorrisos, transformam histórias e salvam vidas, em clínicas, hospitais, salas de aula e também nos Conselhos de Odontologia em todo o Brasil. Nesta data tão especial, fortalecemos nosso compromisso pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, por meio da busca contínua pela ética odontológica em todo o território nacional, o que inclui a defesa de projetos no Congresso Nacional. Esperamos seguir juntos por uma odontologia digna e de qualidade para toda a população”, destacou.

Para o senador Izalci Lucas (PSDB/PSL-DF) o momento é uma oportunidade celebrar as conquistas, bem como para debater os desafios da universalização da saúde bucal no país. “Somos a nação com a maior proporção de Cirurgiões-Dentistas por habitante no mundo, o que remete, inclusive, ao aumento da qualidade dos atendimentos de excelência prestados nos últimos anos. Mas ainda há grandes desafios na Odontologia, como as condições de trabalho desses profissionais da rede pública de saúde, que precisam ser aprimoradas, entre outras demandas do setor. Hoje, a homenagem é destinada para todos os Cirurgiões-Dentistas que buscam capacitação e aperfeiçoamento constantes para melhor atender a população. A todos nosso muito obrigado. Parabéns”, destacou.

A Deputada Federal Celina Leão (PP-DF) ressaltou a necessidade de prezar pela qualidade da formação profissional dos Cirurgiões-Dentistas para melhor atendimento à sociedade. “A saúde bucal tem muito que avançar ainda. Uma saúde de qualidade à população precisa da presença do Cirurgião-Dentista enquanto equipe multidisciplinar em todas as unidades de saúde que cuidam da saúde pública, sobretudo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em que a presença do Cirurgião-Dentista pode contribuir para redução, em até 90% dos óbitos dos pacientes internados. Precisamos lutar, também, em defesa da fiscalização da qualidade do ensino odontológico dos futuros Cirurgiões-Dentistas. Não precisamos de grande número de profissionais, mas sim de profissionais formados com a excelência necessária para assistência odontológica à população. Parabéns a todos”, enfatizou.

Segundo o Presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos, a Odontologia brasileira evoluiu de uma ciência de técnicas rudimentares a um conhecimento científico e tecnológico reconhecido no mundo inteiro. Avançou, inclusive, no âmbito de atenção em saúde de forma integral. “A Odontologia abrange desde a área funcional até a área estética. Por isso, é mais do que merecido, é fundamental o reconhecimento e a valorização dos profissionais que trabalham arduamente com humanismo, amor ao próximo e dedicação para melhoria na qualidade de vida da população. Cirurgiões-Dentistas, o Conselho Regional está sempre de portas abertas para todos vocês”, completou.

Na ocasião, o Conselho Federal de Odontologia também esteve representado pelos Conselheiros Federais Viviane Dourado e Samir Najjar.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br
Fotos: Michelle Calazans