CFO participa de seminário da Anvisa

A propaganda e o uso racional de medicamentos foi tema de um seminário realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 3 de junho, que contou com a presença de representantes de setores ligados à saúde, como secretarias, federações, universidades e conselhos profissionais.

Voltado para a Região Sudeste, o seminário foi promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Federação Nacional de Médicos (Fenam) e Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). O encontro teve como objetivo discutir e propor estratégias conjuntas frente à influência da propaganda de medicamentos no exercício do uso racional destes produtos, com enfoque na farmacovigilância.

A grande questão que envolve a prática da propaganda de medicamentos – uma das principais estratégias de marketing usadas pela indústria farmacêutica – é a influência que ela pode exercer tanto no autoconsumo quanto na prescrição médica. “Como todo profissional de saúde, o cirurgião-dentista precisa ter claro que uma divulgação inadequada pode provocar sérios danos à saúde da população, seja por erro ou omissão da peça publicitária”, explica o conselheiro do Conselho Federal de Odontologia José Mário Morais Mateus, que participou do seminário.

José Mário Mateus é presidente da Comissão de Entidades Prestadoras de Assistência Odontológica do CFO. O conselheiro federal Benício Paiva Mesquita, membro da mesma comissão, também participou do evento.

A abertura do Seminário sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos – Regional Sudeste, no dia 1º, contou com as presenças do ministro da Saúde Agenor Álvares, do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Jacob Kligerman, do secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Gilson Cantarino, do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Melo, do diretor adjunto da Área de Medicamentos da Anvisa, Norberto Rech, do presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Heder Murári Borba, e da presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Maria Eugênia Cury.

Fonte: Jornal do CFO


Rio de Janeiro – RJ