CFO participa de Encontro com a Comunidade Científica em prol de conscientização no uso correto de medicamentos

Comitê composto pelo CFO, entidades e instituições de saúde promove, no dia 8 de setembro, em Brasília, curso para estimular o uso correto de medicamentos.

O Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos – CNPURM, em que o Conselho Federal de Odontologia faz parte, lança curso “Seleção de Medicamentos e Boas Práticas de Prescrição Médica e Odontológica”. O objetivo é promover conhecimento aos profissionais médicos e cirurgiões-dentistas do Sistema Único de Saúde sobre o uso correto de medicamentos no País.

foto09092011g

Segundo a coordenadora do Curso e representante do Ministério da Educação no CNPURM, Thais Helena A. Thomaz Queluz, “o curso foi dividido em quatro módulos para orientar médicos e cirurgiões-dentistas em um raciocínio lógico dedutivo para solução de medicamentos baseados em critérios rígidos de eficácia, segurança, conveniência e custo. Bem como de práticas e boa prescrição, legível e clara. Vale destacar que o curso já está disponível para os médicos e cirurgiões-dentistas de todas as regiões do Brasil”, explica Thais.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o Brasil está vivenciando um ritmo positivo de crescimento no âmbito da saúde pública. “O Ministério da Saúde tem a ousadia para investir em inovação no campo da ciência e tecnologia e na produção de conhecimento, para assim, possibilitar a expansão permanente do uso correto de medicamentos. Por meio desse trabalho poderemos estimular e intensificar a pesquisa e produção de medicamentos nacionais. No total, serão investidos R$1,5 bilhão em projetos científicos e ampliação do parque tecnológico nos próximos quatro anos”, afirma Padilha.

Durante a cerimônia, também ocorreu o lançamento da base nacional unificada de registros de pesquisas com seres humanos para todo o sistema CEP/Conep (Plataforma Brasil); o anúncio da Certificação do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC) como Registro Primário da OMS; o lançamento das prioridades de pesquisa da Política Nacional de Saúde, elencadas o livro “Pesquisas Estratégicas para o Sistema de Saúde”.