CFO participa da 13a Conferência Nacional de Saúde, que abre hoje com a presença do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu na noite desta quarta-feira, em Brasília, a 13ª Conferência Nacional de Saúde, promovida pelo Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde. O tema desta vez é “Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento”.

O encontro se destina a avaliar a situação da saúde sob a ótica do Sistema Único de Saúde (SUS) e definir diretrizes para que ela seja garantida como direito fundamental do ser humano, como política de Estado e de desenvolvimento humano, econômico e social.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) também participa do evento. Estiveram na abertura o presidente da autarquia, Miguel Nobre; o vice-presidente, Ailton Rodrigues; o secretário-geral, Marcos Luís Macedo de Santana; o tesoureiro, Lester Pontes de Menezes, e o procurador jurídico, José Alberto Cabral. “É importante discutir a saúde como se discute hoje neste evento. Depois de muito tempo parece que a saúde virou prioridade no país”, comentou Ailton Rodrigues.

Eixos temáticos

A 13ª CNS reúne mais de três mil participantes, entre trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e usuários de saúde. O evento será realizado até o próximo dia 18 e terá como base os seguintes eixos temáticos: Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento; Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social e o Pacto pela Saúde, e a Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde.

Fonte: Jornal do CFO

Rio de Janeiro – RJ