CFO no 28º Ciosp

CFO marcou presença no evento – realizado entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro em São Paulo –, promovendo uma reunião plenária e participando de encontros de entidades e lançamentos de livros.

O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), um dos eventos mais tradicionais da profissão, reuniu mais de 70 mil pessoas e contabilizou, em sua programação científica, mais de 400 horas de atividades de atualização profissional em todas as especialidades odontológicas.

Reunião plenária

Para o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o 28º Ciosp foi também uma oportunidade de participar de importantes encontros e reuniões. Como a reunião plenária, realizada no dia 30 de janeiro, que contou com a participação de alguns presidentes de Conselhos Regionais. Entre os assuntos debatidos, constaram o 1º Congresso de Conselhos de Odontologia e a nova edição do Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia.

No dia 1º de fevereiro, o CFO participou, como convidado, do encontro dos presidentes das seções estaduais e a diretoria da executiva nacional da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas).

ADL

No mesmo dia, os conselheiros federais participaram de uma reunião com a Ordem dos Médicos-Dentistas (OMD) de Portugal, onde discutiram os últimos detalhes do estatuto da entidade que coordenam conjuntamente, a Associação Dentária Lusófona (ADL).

“Perfil do CD”

Fechando as atividades, o CFO esteve presente ao lançamento do “Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileiro”, do qual participou como um dos principais fornecedores de dados. O presidente Ailton Diogo Morilhas Rodrigues cumprimentou pessoalmente as professoras Maria Celeste Morita (Universidade Estadual de Londrina), Ana Estela Haddad (diretora do Departamento de Gestão e Educação na Saúde do Ministério da Saúde) e Maria Ercília de Araújo (ObservaRHOdonto), coordenadoras da obra, que traz, a partir do cruzamento de diversos bancos de dados, incluindo ainda o MEC, o IBGE e a Receita Federal, entre outros, um diagnóstico completo sobre o exercício da Odontologia no país. Entre os diversos dados levantados, está o de que o Brasil detém 19% dos cirurgiões-dentistas do mundo, dos quais 60% trabalham no Sudeste e mais da metade são mulheres.