CFO marca presença no CIOSP

Informações  e estudos serão apresentados durante o encontro

_MG_3769 copy 34 CIOSPFoi aberto, no último dia 27, na capital paulista, o 34º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) que contou com a presença dos presidentes do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Ailton Morilhas e do Conselho Regional de Odontologia (CROSP), Cláudio Miyake, dentre outros participantes. “O CFO se faz presente a este importante Congresso que traz tantas informações para toda a população com o objetivo da melhoria da saúde bucal”, afirmou Morilhas.

Na abertura foi realizado o seminário “Legislação e Ética aplicadas ao uso da toxina botulínica e preenchimento facial na Odontologia”. O Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) recebe, entre os dias 27 e 30 de janeiro, o 2º Congresso Mundial de Estética Orofacial. Durante o evento, serão realizadas palestras dentro dos mais diversos temas, incluindo o uso da toxina botulínica, preenchimento facial, ácido hialurônico, lazer e hormônio, sempre no âmbito dos tratamentos odontológicos.

Do CFO também estavam presentes o vice-presidente, Dr.Ermensson Luiz Jorge; o secretário-geral e palestrante, Eimar Lopes e o tesoureiro, Dr. Juliano do Vale.

IMG-20160129-WA0016Temas como a pesquisa Estadual de Condições Orais do Estado de São Paulo; um estudo, intitulado Organização da demanda e classificação de risco: a experiência de Ubirajara; apresentação de protocolos para a classificação de risco de doenças; “Organização da atenção ao câncer bucal no Estado de São Paulo”; “Experiência de gestão CEO – Centro de Especialidades Odontológicas”, “Diretrizes nacionais”, “Vigilância em Saúde Bucal na atenção básica” e “E-SUS para a saúde bucal” foram apresentados durante todo o dia.

Cárie Um dos destaques do Encontro foi a apresentação da Pesquisa Estadual do professor Antônio Carlos Pereira e os pesquisadores Antônio Carlos Frias e Vladen Vieira. De acordo com o levantamento a incidência de cárie em adolescentes e adultos paulistas tem reduzido nas últimas décadas. Em idosos, contudo, o cenário é desfavorável.

“Ações como a fluoretação da água consumida e a ampla disseminação de informações sobre cuidados com a saúde bucal têm contribuído bastante para a redução da incidência de cárie”, comentou Vieira.

Universidade de São Paulo (USP), Unicamp (Universidade de Campinas) e  o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) apresentaram em 2015 o mais completo estudo sobre a fluoretação das águas já realizado nos municípios paulistas. A apuração revelou, por meio de coleta de amostras analisadas pelas universidades, os níveis de flúor nas fontes de abastecimento e potenciais riscos à saúde da população.

A parceria com os Conselhos de classe, a exemplo do levantamento feito pelo CROSP, foi destacada pelos autores da pesquisa. Vieira salientou, inclusive, a importância de iniciativas que contemplem toda a população.

Idosos requerem atenção

Se para adolescentes e adultos houve redução na incidência de cárie, entre os idosos o cenário não é o mesmo.

Para se ter uma ideia, de acordo com números comentados no encontro, 28,22% dessa parcela apresentam dentes cariados, 96% possuem problemas de gengiva e 53% necessitam de alguma prótese ou troca da prótese que utilizam.

“Temos de pensar que o país está envelhecendo e é preciso mais atenção com essa população”, comentou Vladen Vieira.

A pesquisa completa para download pode ser acessada no http://w2.fop.unicamp.br/sbsp2015/.

Comunicação do CFO – Fonte: CROSP