CFO garante representação em comissões do Conselho Nacional de Saúde no triênio 2019-2022

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) conquistou, nessa sexta-feira, dia 23 de agosto, em Brasília/DF, representação em três comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS), para o triênio 2019-2022. A partir de agora, o CFO integra a Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB), a Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CIPPSPICS) e a Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar (CISS). O CFO é representado no CNS pelo Cirurgião-Dentista Giancarlo de Montemór Quagliarello.

A indicação do CFO como membro titular da CISB foi definida durante reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (Fentas) na última quarta, 21 de agosto. Segundo Giancarlo, que já representava o Conselho em outras comissões do CNS, a conquista é importante para dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da Odontologia: “Com essa conquista, o CFO terá mais força para cobrar a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito e monitorar a saúde bucal no SUS, valorizando o profissional da Odontologia”.

O CNS é composto por 18 Comissões, constituídas pela Lei nº 8.080/90, com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde; com o objetivo de assessorar o pleno do CNS, fornecem subsídios de discussão para deliberar sobre a formulação da estratégia e controle da execução de políticas públicas de saúde.

O CFO havia pleiteado integrar a Comissão Intersetorial de Saúde Bucal, durante reunião do Fentas em maio. De acordo com a Carta de Princípios, o Fentas é um Fórum nacional, permanente, de representação ampla dos trabalhadores em suas diversas formas de organização, composta por entidades que representam todos os aspectos que compõem o processo de trabalho, seja na formação, regulamentação e nas relações de trabalho, por meio de associações nacionais de categoria, confederações nacionais de trabalhadores, conselhos federais de fiscalização do exercício profissional, e federações nacionais de categoria.

Além disso, o Fentas é um grupo de trabalho de articulação e deliberação política, com o objetivo de subsidiar e assegurar a representatividade e posição do fórum em defesa dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e de instrumentalizar a discussão e pactuação democrática do Fórum no Conselho Nacional de Saúde e nos demais espaços de articulação, debate e deliberação.

Por Michelle Calazans e Por Werveson Ferreira, Ascom CFO 
imprensa@cfo.org.br