
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu novamente o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake, na sede do Ministério da Saúde (MS), em Brasília. O encontro ocorreu no dia 18 de novembro (terça-feira) e teve como tema principal a implantação do fluxo digital para confecção de próteses dentárias no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Este encontro é uma continuidade da iniciativa do CFO e demais lideranças da Odontologia para sistematicamente promover reuniões com o chefe da pasta federal, para aprofundar os debates sobre grandes pautas de valorização da Odontologia e da Saúde Bucal no contexto do SUS. Na ocasião também participou o secretário-geral em exercício, Romildo Bringel.
Fluxo digital: O Ministério da Saúde anunciou, na solenidade de entrega das UOM, em agosto deste ano, que irá incorporar tecnologias de fluxo digital ao programa Brasil Sorridente, que incluem aparelhos de escaneamento intraoral e máquinas de impressoras 3D para a confecção de próteses dentárias. A expectativa é de que em 2026 este projeto seja implantado em todo o Brasil. Na ocasião do anúncio, de imediato houve a preocupação do CFO e de entidades odontológicas em relação à metodologia a ser implantada para a execução dos procedimentos e entrega das próteses, uma vez que não se trata de procedimentos simples, pois requerem uma atenção especial em diversas etapas do atendimento, o que também sempre foi tema de atenção por parte do MS.
Parceria institucional: Levando em consideração a importância das normativas e dos protocolos fundamentais para o atendimento aos pacientes, que vão desde o acolhimento, diagnóstico, até especificamente a confecção das próteses, o CFO se colocou à disposição para celebração de uma parceria institucional, de forma que possa auxiliar o MS na implantação do novo serviço e no treinamento dos cirurgiões-dentistas que atuam na rede pública de saúde e utilizarão os recursos tecnológicos em todo o Brasil, através de parcerias regionais com entidades e associações para uma boa condução no atendimento e no resultado final.


