CFO discute desafios e avanços da saúde bucal no SUS

O CFO marcou presença no XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, realizados em Gramado (RS), de 25 a 28 de maio.

ailton-cfoO evento – que reúne secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários dos serviços públicos de todo o país para discutir e trocar experiências relacionadas às políticas públicas de saúde – visa o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação oferece cursos, mesas de debate, seminários e painéis sobre questões ligadas à gestão da área de saúde.

O presidente do CFO Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, que participou ontem (26/05) da mesa “Desafios e Avanços do Modelo de Atenção”, destacou a importância da promoção da saúde bucal para a população e fez um histórico dos seis anos de existência do Programa Brasil Sorridente.

“Os avanços alcançados na área de saúde bucal são consequências da união das entidades odontológicas e, em especial, de ações como as desenvolvidas pelo CFO na Câmara e no Senado Federal”, disse ele, referindo-se aos encontros com parlamentares com vistas a sensibilizá-los para a importância de aprovar projetos de lei que qualifiquem o acesso da população à atenção odontológica.

“Mais recentemente, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) agregaram força a essa luta”, destacou.

Rodrigues salientou, ainda, a necessidade de garantir a inclusão dos cirurgiões-dentistas em cada uma das equipes de Saúde da Família em todo o Brasil.

O Congresso conta com a Feira Aqui tem SUS, onde são montados estandes de diversas instituições que expõem suas experiências e mecanismos de interação com os organismos ligados ao sistema público de saúde e os cidadãos. O evento paralelo Café com Ideias, tradição da parte cultural da programação, também está atraindo grande público.

Saiba mais informações em www.conasems.org.br.