CFO discute ações com CROs da região Centro-Oeste

Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia da região Centro Oeste participaram na terça-feira (28) de uma reunião com a diretoria do Conselho Federal de Odontologia. O encontro foi realizado durante todo o dia em Campo Grande (MS), na sede do CRO-MS.

“O CFO decidiu fazer reuniões por região, pois mesmo que seja a mesma categoria, no Brasil encontramos realidades diferentes. Nossas discussões aqui estão se baseando principalmente no setor de fiscalização e problemas éticos”, explicou o presidente do CFO, Dr. Ailton Diogo Morilhas.

reuniaocfo
Presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia da região Centro Oeste participam de reunião com a diretoria do Conselho Federal de Odontologia

“Estamos discutindo problemas inerentes a cada região. Assim os Conselhos Regionais poderão se ajudar e conseguir otimizar suas ações”, comentou o vice-presidente do CFO, Dr. Leonardo Marconi de Oliveira.

A reunião conta com a participação de membros dos Conselhos do Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. “Cada um está dando opinião para chegarmos a um contexto. Acredito que essa é uma troca de experiências a se salutar”, ressaltou o presidente do CRO-GO, Rodrigo Marinho de Oliveira Rezende.

Peculiaridades
De acordo com a Presidente do CRO/MT, Dra. Christiane Tafuri, cada região do Brasil possui peculiaridades e por isso é importante tratar da Odontologia de forma distinta. “Nossos estados possuem uma extensão territorial muito grande. Os municípios são distantes das capitais e de difícil acesso. Por isso cada região deve pontuar suas necessidades”, declarou.

Para o Presidente do CRO-DF, Dr. Samir Najjar, através de encontros como este será possível implementar práticas bem sucedidas. “A gente pode ver o que estão fazendo nos estados vizinhos em todos os setores. O que está dando certo, os outros Conselhos podem adotar. É uma parceria”, contou.

De acordo com o Presidente do CRO-MS, Dr. Francisco Grilo, o encontro representa  mais avanços para a região. “A união dos conselhos vai tornar a odontologia da região centro-oeste ainda mais forte. É para isso que trabalhamos. Queremos melhorar cada vez mais a nossa atuação e um conselho pode contribuir com o outro”, afirmou Grilo.

Além de procedimentos implantados por cada Conselho, no encontro foram discutidos assuntos como Projetos de Lei (PL) de interesse da Odontologia, como a lei aprovada na Câmara dos deputados que exige a presença de um profissional nas UTIs, por exemplo.

Também estiveram presentes na reunião, o Secretário-Geral e o Tesoureiro do CFO, Dr. Genésio Albuquerque e Dr. Rubens Côrte, respectivamente, e o Conselheiro de Mato Grosso no CFO, Dr. Dalter Favarete.