CFO apresenta rotinas e instrumentos de fiscalização em Comissão do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, no dia 05 de dezembro, em Brasília/DF, de reunião da Comissão de Fiscalização do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) em continuidade à apresentação das diretrizes e instrumentos de fiscalização de Conselhos do setor. Nesse encontro, foram discutidos os sistemas do CFO e do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter).

Representando o CFO, a Conselheira Federal Tessa Botelho, explicou o sistema de fiscalização, além de dados e desafios da Autarquia. “Foi comentada a realização do Fórum Nacional de Fiscalização do Exercício Profissional, demonstrando que está havendo uma convergência entre a pauta da gestão e a preocupação com a fiscalização dentre todos os conselhos profissionais da área da saúde”, ressaltou.

A reunião ainda contou com a construção do calendário de reuniões para o próximo ano. O próximo encontro prevê a finalização das apresentações dos sistemas de outros conselhos da área da saúde.

A Comissão de Orientação e Fiscalização foi criada com o objetivo de alinhar a atividade fiscalizatória dos Conselhos seguindo seis diretrizes: conhecer os procedimentos de fiscalização de cada Conselho; analisar os dados referentes ao exercício profissional e a fiscalização dos Conselhos da área da saúde; pontuar os desafios e dificuldades observados coletivamente; avaliar possíveis fatores para compor mapas de risco para a fiscalização; identificar áreas de sombreamento existentes entre as profissões; e pensar em ações comuns e/ou conjuntas dos respectivos conselhos profissionais.

Por Werveson Ferreira, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br