CDs no Jô Soares

Na noite de 5/8, o programa do Jô Soares (exibido pela TV Globo e transmitido pela rádio CBN) recebeu dois cirurgiões-dentistas que falaram sobre sedação consciente com a mistura oxigênio/óxido nitroso. Os CDs Carla Gamba e Luiz Alberto Ferraz de Caldas demonstraram o método da analgesia consciente e sedação inalatória, recentemente normatizado pela resolução CFO 51/04, mas ainda desconhecido por muitos brasileiros.

Pioneiros no assunto, os CDs fazem parte do grupo que fundou o Instituto Brasileiro de Estudos em Analgesia Odontológica em parceria com a Pontifícia Universidade Católica – PUC/Rio. Carla e Luiz Alberto, juntamente com outros CDs e um médico, obtiveram a pós-graduação em analgesia consciente e sedação inalatória, pela Loyola University em Chicago, EUA.

Os dois CDs que sentaram ao lado do Jô – e demonstraram a técnica no garçom chileno Alex – acreditam que com o controle do medo, da dor e
da ansiedade, tanto CDs quanto pacientes sairão lucrando.

À certa altura da entrevista, foram exibidos no telão do programa trechos dos filmes “Máquina Mortífera” e “O mistério da pantera cor-de-rosa” em que o “gás hilariante” é aplicado.

Distrito Federal – DF