Brasil conquista presidência da FDI por maioria absoluta

O cirurgião-dentista Roberto Vianna (RJ) ganhou, com 69% dos votos, a eleição para o cargo de presidente eleito da Federação Dentária Internacional, entidade máxima odontológica do mundo. A votação foi realizada em Dubai (Emirados Árabes), hoje (26/10), durante
Assembléia-Geral da FDI, com participação de mais de uma centena de países.

Esta é uma vitória para ser comemorada pela Odontologia brasileira e de toda a América Latina. Pela primeira vez nos 107 anos de existência da entidade odontológica mundial, um latino-americano é eleito para o cargo de presidente da FDI: o brasileiro Roberto Vianna é assessor internacional da presidência da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), entidade que esteve à frente da campanha mundial que levou ao resultado da eleição de hoje, penúltimo dia do Congresso da FDI, em Dubai, que acontece desde a última quarta-feira (24).

Roberto Vianna, que já foi conselheiro da FDI e atuava na entidade como expert no Comitê de Desenvolvimento Odontológico e Promoção de Saúde Bucal, foi eleito por 122 votos – 69% do total de 177 eleitores, delegados da FDI que representam países-membros vindos de todas as regiões do planeta. Seu adversário, o neozelandês Brent Stanley, ficou com 55 votos.

Após o anúncio do resultado, o novo presidente eleito da FDI declarou que “chegar à representação máxima da Odontologia mundial é uma honra, mas também uma grande responsabilidade”. Vianna agradeceu o apoio da delegação brasileira, “em especial o do dr. Norberto Francisco Lubiana, presidente nacional da ABO, que articulou e coordenou toda a campanha”. Também agradeceu à Federação Odontológica Latino-americana (Fola), liderada por Adolfo Rodríguez, “que trouxe o apoio de toda a América Latina”, e a T. C. Wong, “que trouxe o apoio da Ásia Pacífico”. Finalmente, os agradecimentos foram dirigidos aos seus 122 eleitores: “agradeço a todos os países que confiaram e reconheceram o trabalho que tenho desenvolvido na FDI ao longo dos últimos 30 anos”.

O presidente da ABO, Norberto Francisco Lubiana, disse que “de Dubai saiu uma grande vitória que representa a força da Rede ABO, sua representatividade em âmbito mundial, mais visibilidade para a Odontologia brasileira, consolidação das lideranças da entidade, possibilidades ampliadas de divulgação dos nossos valores e da qualidade técnica e excelência científica dos nossos pesquisadores, além da abertura de um maior espaço para a discussão de temas que possam contribuir para o fortalecimento e a ampliação das políticas públicas voltadas à promoção da saúde bucal da população”.

Pela primeira vez, o Brasil tem dois membros no Conselho da FDI: Roberto Vianna, que fica dois anos como presidente eleito, assumindo a Presidência da entidade na Assembléia-Geral do Congresso FDI Singapura”2009, e Norberto Lubiana, que é conselheiro da FDI para a América Latina. Também foram eleitos, em Dubai, T. C. Wong (Hong Kong), para a Tesoureira da FDI, e Patrick Hescott (França), Arif Alvi(Paquistão), Jiri Pekarek (República Tcheca) e Datuk Lashmanan (Malásia), para o Conselho da entidade.

O presidente eleito da FDI é escolhido dois anos antes de assumir o cargo. Até a posse como presidente, ele acompanha os assuntos da FDI como membro do Conselho da entidade, com direito a voz e voto, e contribuirá com o presidente em exercício em todas as atividades da FDI. O presidente atual, empossado em Dubai, é o canadense Burton Conrad. Roberto Vianna será empossado em 2009, em Singapura. No ano seguinte, Salvador (BA), escolhida por unanimidade, sedia o congresso da FDI, tendo Vianna como presidente.

Roberto Vianna graduou-se em Odontologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez mestrado em Odontopediatria na Universidade de Indiana (EUA). O doutorado foi realizado também na UFRJ, onde, há 36 anos, ele é professor associado do Departamento de Odontopediatria. O novo presidente eleito da FDI também é professor e membro do Programa de Graduação em Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, além de atuar em consultório próprio. É, ainda, chairman do Centro de Colaboração para Pesquisa e Promoção em Saúde Bucal da Organização Mundial da Saúde (OMS) na UFRJ. Na vida associativa, Roberto Vianna é membro da ABO há muitos anos, tendo ocupado importantes postos na ABO-RJ. Desde 1977, participa do Conselho Executivo da ABO Nacional como tesoureiro. Também contribui para a Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO-IADR), e foi membro do Conselho da FDI de 2000 a 2006. Em 1977, passou a colaborar com a entidade internacional como membro do Comitê Científico do Congresso Anual. Atualmente, Vianna é expert no Comitê de Desenvolvimento Odontológico e Promoção de Saúde Bucal da FDI. Foi nomeado pela ABO para o posto de membro do Comitê Científico da American Dental Association Journal (Jada) e foi aceito no cargo pelo editor da publicação, Michael Glick..

A candidatura e eleição do brasileiro Roberto Vianna ao cargo de presidente da entidade odontológica mundial se deve, em grande parte, à atuação da ABO, que dá voz aos quase 200 mil CDs brasileiros mundo afora. Nos últimos três anos, a entidade acumulou a maior delegação da FDI, com 13 membros.

A Federação Dentária Internacional (FDI) é a entidade máxima da Odontologia, reunindo 150 países e representando mais de 900 mil cirurgiões-dentistas de todo o globo. Entre os principais objetivos da FDI estão o estímulo e a facilitação da troca de informações entre seus associados e do desenvolvimento de políticas públicas em benefício da qualidade da saúde bucal da população de todo o planeta, debatendo e definindo os rumos da Odontologia mundial. Sua sede é em Genebra, próxima à Organização Mundial de Saúde (OMS), para facilitar o trabalho conjunto das duas entidades em prol da saúde integral dos indivíduos.

Fonte: ABO Nacional


Rio de Janeiro – RJ