Atividade física é fundamental para prevenção da doença, alerta UICC

Couple runningEm fevereiro, mês em que acontece o Dia Mundial do Câncer (4/2), a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) enfatizou o papel fundamental do esporte para a prevenção da doença. A UICC, organização não governamental sediada em Genebra, que congrega 800 organizações ligadas ao câncer em 155 países, ressaltou a participação dos profissionais de saúde na conscientização do problema da obesidade e da necessidade da prática esportiva regular para combatê-lo.A comunidade científica e médica mundial considera a obesidade a nova vilã do câncer no século 21, em substituição ao tabaco, que exerceu este papel no século passado e que vem sendo cada vez menos consumido, graças a campanhas de conscientização e programas de saúde pública. A comunidade cunhou a frase “sitting is the new smoking”, que significa, em tradução livre, que ficar sentado representa o mesmo que o hábito de fumar representou no passado.

No Brasil, estimam-se 596 mil novos casos de câncer em 2017, segundo o INCA. Nos próximos anos, o câncer assumirá o posto, hoje ocupado pelas doenças cardiovasculares, de principal causa de morte no país.

Sabe-se que cerca de um terço dos casos de câncer pode ser evitado pela adoção de um estilo de vida saudável, que combine prática de esportes com alimentação saudável e restrição à exposição a fatores de risco, como o tabaco, sol em excesso e agrotóxicos.

A epidemia de obesidade, consequência do sedentarismo, é um mal do mundo moderno, onde as pessoas passam a maior parte do dia sentadas, os adultos no trabalho e no carro, e as crianças jogando videogame. A atividade física regular é a maior aliada na luta contra a obesidade e na prevenção do câncer.

Todos são responsáveis pela difusão da campanha da UICC em prol do esporte. Mas a nossa responsabilidade é ainda maior, porque zelar pela saúde integral das pessoas é o nosso grande compromisso.