Assembleia Conjunta retoma debates sobre revisão do Código de Ética Odontológica

debatecodigoA Assembleia Conjunta do Conselho Federal de Odontologia (CFO) com os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia foi retomada no dia 6 de novembro, em Brasília, para continuar os debates sobre a revisão e a atualização do Código de Ética Odontológica, iniciados em julho deste ano. A meta é discutir e unificar as propostas de alteração do Código de Ética Odontológica.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Conselho Federal de Odontologia ( CFO), Juliano do Vale, registrou a criação da Frente Parlamentar da Odontologia e convidou todos os representantes dos conselhos regionais a entrar em contato com os deputados federais dos seus estados para sensibilizá-los sobre a adesão a Frente. “A repercussão tem sido muito positiva entre os deputados. Há exemplos de parlamentares manifestando espontaneamente o interesse em participar. A Frente é suprapartidária e atua como um elo entre os demandantes e os seus representantes no Legislativo”, explicou o presidente do CFO.

Ele informou que, entre os mais de 300 parlamentares que já aderiram à Frente, sete são dentistas. “Todos já aderiram à Frente”, reforçou Vale. Observou que atuação da Frente independe das opiniões individuais dos integrantes do CFO sobre a classe política. “ O nosso partido é o da Odontologia”, ressaltou.

O conselheiro do Rio Grande do Sul, Márcio Redmann, anunciou um evento que será realizado em São Paulo, nos dias 24 e 25 de novembro, na Casa da Odontologia Paulista, na av. Pacaembu nº 732, na capital. Segundo ele, será um fórum das câmaras técnicas e da Comissão de Odontologia do Trabalho.

Haverá palestras e debates sobre o projeto de lei (PL) 422/2007, que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da  Câmara dos Deputados, com parecer pela rejeição do deputado Paes Landim (PTB-PI).  Como lembrou Redmann, o projeto inclui o cirurgião dentista nas equipes de saúde ocupacional, encarregadas dos exames admissionais e para demissão de funcionários nas empresas “ Há dados de empresas que estimam que cerca de 40% das faltas dos empregados decorrem de causas odontológicas”, afirmou Redmann.

As propostas e a discussão para alterar o Código de Ética Odontológica estão sendo coordenadas pelo presidente da Comissão Especial, Luiz Evaristo Ricci Volpato (CRO-MT), Roberto de Sousa Pires (CRO-PA) e Outair Bastazini (CRO-RJ).