Após apreensão de vacina falsa contra gripe suína em MG, Anvisa emite alerta

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um alerta sobre a venda de vacinas falsificadas contra a gripe suína – gripe H1N1. A medida foi tomada após funcionários da agência e da Polícia Federal apreenderem vacinas contra tétano, contra a gripes suína e a gripe comum em Minas, na última sexta-feira (9).

Segundo a Anvisa, em uma drogaria do município de Dom Cavati (MG), foram apreendias a vacina Tetavax, contra tétano, proibida desde 2006 e vacinas contra gripe sazonal de origem desconhecida. Também foi constatada a venda de medicamentos controlados sem receita. O proprietário do estabelecimento e a farmacêutica responsável foram presos pela Polícia Federal. Os produtos imitavam vacinas registradas do laboratório Sanofi-Pasteur.

Ao saber da ação dos fiscais, o proprietário de outra drogaria, em Fernandes Tourinho (MG), e suspeitando da qualidade das vacinas contra a gripe H1N1 que tinha adquirido, procurou a Polícia Federal. Essas vacinas também foram identificadas como produtos falsificados, cópias de vacinas da empresa Sanofi-Pasteur. Os números dos lotes impressos nas embalagens também simulavam produtos registrados, de acordo com a Anvisa.

Uma investigação identificou a distribuidora Soros e Vacinas Spardini como distribuidora fantasma dos produtos falsificados, que funcionava numa residência em Governador Valadares (MG). O proprietário da empresa está desaparecido, segundo a agência.

Alerta

A Anvisa alerta que a venda de vacinas em farmácia e drogarias é proibida. Segundo a agência, vacinas vendidas nesses estabelecimentos são provavelmente falsificadas ou de produção clandestina.

A vacina contra a gripe H1N1 está sendo distribuída gratuitamente nos postos de saúde. Pessoas com idade não coberta pela campanha de vacinação do Ministério da Saúde podem adquirir a vacina, mas somente em hospitais e clínicas privadas autorizadas pela vigilância sanitária.

Por enquanto, apenas a vacina Solvay, do laboratório Abbot passou por todas as etapas. As vacinas monovalentes produzidas pelos laboratórios Sanofi-Pasteur e GlaxoSmithKline já foram aprovadas pela Anvisa, no entanto, os fabricantes ainda não solicitaram a definição dos preços para a comercialização.

A Anvisa disponibiliza o telefone 0800-642-9782 para denúncias sobre o caso. Em caso de dúvida, a vigilância sanitária municipal também pode ser procurada.

O que fazer

A Anvisa informa que pessoas que tenham tomado vacinas e suspeitem da origem do produto devem procurar um médico para que sejam monitoradas. A composição de vacinas falsificadas ainda é desconhecida. Os produtos podem não causar efeito nenhum, nem mesmo o de imunização, mas podem também causar reações mais graves.

Fonte: Folha Online – 13/04/10