Ao representar o presidente do CFO, Ailton Morilhas, o membro da Comissão de Legislação, Nilo Pires falou sobre as propostas da classe odontológica
O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio do membro da Comissão de Legislação, Nilo Celso Pires, participou ativamente do programa, ao vivo, da TV Câmara, Participação Popular, com o tema “Quem vai ao dentista?”, para discutir os hábitos do brasileiro na saúde bucal. O coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca, também esteve presente. O programa contou, ainda, com as participações do deputado federal, Rodrigo Martins (PSB-PI), por telefone, e do superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), Paulo Henrique Fraccaro, via teleconferência.
O programa abordou vários temas, dentre outros: o grande número de cirurgiões-dentistas brasileiros nas capitais e poucos no interior; as políticas públicas do governo para a população; e o uso de aparelhos dentários, que foi bastante discutido. “As pessoas não podem usar este tipo de aparelho sem a qualificação de um especialista da saúde bucal, sob o risco de prejudicar a própria saúde” disse Dr. Nilo Pires, do CFO. Sobre o tema, Dr. Gilberto Pucca alertou os adolescentes que hoje aderem ao modismo como representação do poderio econômico, “a ideia deles é que só usa aparelho que tem dinheiro. Antes, os atendimentos eram mais voltados às crianças, hoje, já contamos com as Equipes de Saúde da Família, no SUS.”, disse Pucca.
O deputado Rodrigo Martins afirmou a necessidade de o Congresso incentivar a legislação com medidas educativas e preventivas na saúde bucal, “hoje precisamos muito de prevenção”, afirmou o deputado. Dr. Nilo (CFO) agradeceu ao deputado pela receptividade na ocasião em que o Conselho Federal de Odontologia visitou seu gabinete com projetos de lei na área.
O superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, falou sobre a venda, em comércio não especializado, de aparelhos dentários ilegais, “estamos atuando junto à Polícia Federal para fiscalizar essa venda, pois é muito prejudicial à saúde, com risco de morte, caso algum material não especializado caia na corrente sanguínea”, afirmou Fraccaro.
O programa, como diz o nome, ainda contou com a participação de populares que passavam na rua e faziam perguntas aos entrevistados no estúdio.
Ao representar o CFO, o membro da Comissão de Legislação falou também sobre as propostas da classe odontológica no documento “O que esperamos do próximo Presidente do Brasil”, que foi destacado na TV; a pesquisa CFO/ Datafolha; o Prêmio Brasil Sorridente; o projeto de interiorização do CFO e finalizou o programa agradecendo a oportunidade, “em nome do presidente Ailton Morilhas agradecemos a participação e o CFO estará sempre à disposição”, disse Dr. Nilo Pires.
Assista aqui o CFO no Participação Popular
Comunicação do CFO
Foto – Créditos: Alex Ferreira /Acervo / Câmara dos Deputados