“Participação Popular” da TV Câmara conta com presença do CFO

Ao representar o presidente do CFO, Ailton Morilhas, o membro da Comissão de Legislação, Nilo Pires falou sobre as propostas da classe odontológica

Banner Participacao Popular TV 190x140pxO Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio do membro da Comissão de Legislação, Nilo Celso Pires, participou ativamente do programa, ao vivo, da TV Câmara, Participação Popular, com o tema “Quem vai ao dentista?”, para discutir os hábitos do brasileiro na saúde bucal. O coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Gilberto Pucca, também esteve presente. O programa contou, ainda, com as participações do deputado federal, Rodrigo Martins (PSB-PI), por telefone, e do superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), Paulo Henrique Fraccaro, via teleconferência.

O programa abordou vários temas, dentre outros: o grande número de cirurgiões-dentistas brasileiros nas capitais e poucos no interior; as políticas públicas do governo para a população; e o uso de aparelhos dentários, que foi bastante discutido. “As pessoas não podem usar este tipo de aparelho sem a qualificação de um especialista da saúde bucal, sob o risco de prejudicar a própria saúde” disse Dr. Nilo Pires, do CFO. Sobre o tema, Dr. Gilberto Pucca alertou os adolescentes que hoje aderem ao modismo como representação do poderio econômico, “a ideia deles é que só usa aparelho que tem dinheiro. Antes, os atendimentos eram mais voltados às crianças, hoje, já contamos com as Equipes de Saúde da Família, no SUS.”, disse Pucca.

O deputado Rodrigo Martins afirmou a necessidade de o Congresso incentivar a legislação com medidas educativas e preventivas na saúde bucal, “hoje precisamos muito de prevenção”, afirmou o deputado.  Dr. Nilo (CFO) agradeceu ao deputado pela receptividade na ocasião em que o Conselho Federal de Odontologia visitou seu gabinete com projetos de lei na área.

O superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro, falou sobre a venda, em comércio não especializado, de aparelhos dentários ilegais, “estamos atuando junto à Polícia Federal para fiscalizar essa venda, pois é muito prejudicial à saúde, com risco de morte, caso algum material não especializado caia na corrente sanguínea”, afirmou Fraccaro.

O programa, como diz o nome, ainda contou com a participação de populares que passavam na rua e faziam perguntas aos entrevistados no estúdio.

Ao representar o CFO, o membro da Comissão de Legislação falou também sobre as propostas da classe odontológica no documento “O que esperamos do próximo Presidente do Brasil”, que foi destacado na TV; a pesquisa CFO/ Datafolha; o Prêmio Brasil Sorridente; o projeto de interiorização do CFO e finalizou o programa agradecendo a oportunidade, “em nome do presidente Ailton Morilhas agradecemos a participação e o CFO estará sempre à disposição”, disse Dr. Nilo Pires.

Assista aqui o CFO no Participação Popular

Comunicação do CFO

Foto Créditos: Alex Ferreira /Acervo / Câmara dos Deputados