CFO participa de ações em prol da saúde na Odontologia

O seminário foi realizado no Ministério da Saúde

fnoO Conselho Federal de Odontologia (CFO) foi convidado, pela Federação Nacional de Odontologistas (FNO), para participar de seminário sobre Política Nacional de Recursos Humanos no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado com a Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS) e a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL). O CFO apoia ações que beneficiem a população na melhoria da saúde bucal brasileira, pois “É a Odontologia que se destaca e está presente na vida da população”, afirmou o presidente do CFO, Ailton Morilhas.

Participaram da reunião o coordenador Nacional de Saúde Bucal do MS, Gilberto Pucca, o presidente do CFO, Ailton Morilhas; a presidente do FNO, Joana Lopes, o presidente da CNLP, Alberto Schmidtt de Azevedo, o Conselheiro do CRO-BA, Mateus Araújo Ribeiro Dias e a Presidente da Associação Brasileira de Odontologia Hospitalar, seção Tocantins (ABRAOH-TO), Maria das Medalhas Carvalho Araújo, além de representantes de entidades da classe odontológica.

O objetivo da reunião foi discutir as iniciativas que integram as Políticas de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para as necessidades apontadas pela categoria odontológica, em prol da valorização do Cirurgião-Dentista e da Odontologia brasileira, em defesa da qualidade no atendimento integral e universal da saúde bucal no SUS.

O Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, falou sobre as políticas públicas aplicadas nos últimos anos e a do momento atual. Sobre os questionamentos da reunião, a urgência da implantação da Odontologia hospitalar foi um dos temas. “O grande desafio do Ministério da Saúde e da Coordenação Nacional de Saúde Bucal é tornar a Odontologia brasileira cada vez mais acessível à população”, afirmou Pucca.

O CFO, de forma proativa, entregou à Presidente da República, em outubro de 2014, um documento “O que esperamos do Próximo Presidente do Brasil” com propostas elaboradas pela classe odontológica, para a efetivação de políticas públicas para o mandato de 2015 a 2018, embasadas em dados da pesquisa sobre hábitos, comportamentos e atitude da população brasileira, encomendada ao Datafolha, pelo CFO.

Os Conselhos de Odontologia esperam que as autoridades se sensibilizem com as propostas em prol da qualidade da saúde bucal da população brasileira.

Comunicação do CFO