Em muitas escolas do País o ano letivo já está começando e os pais devem ficar atentos aos cuidados com a saúde bucal dos filhos. Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, a primeira orientação é prestar atenção a quantidade de açúcar consumida na merenda escolar. Ele explica que o cuidado pode evitar a cárie e outras doenças, como o diabetes, por exemplo. “Com aspecto importante, o açúcar escondido, que é aquele açúcar que às vezes não é adicionado ao suco, a outros alimentos, mas que esses alimentos já têm, então é muito importante que se tenha atenção com relação à merenda escolar e a quantidade de açúcar”, afirma.
De acordo com Gilberto Pucca, outra dica importante para evitar a cárie é escovar os dentes após as refeições e usar pouco creme dental durante a escovação. O coordenador de Saúde Bucal diz que a quantidade ideal de creme dental é equivalente a um pequeno grão de ervilha, já que a quantidade é suficiente para uma boa ação do flúor. Pucca lembra que o uso do flúor é recomendado a partir do início da escovação. “Uma criança muito nova que ainda não consiga controlar direito a deglutição deve ser feito com a supervisão de um adulto. Aquela criança que está com dentição de leite ela também já pode começar, ou o pai, ou a mãe, já podem começar a higienizar, logo no início, da erupção dos primeiros dentinhos, mas aí não precisa utilizar uma escova de dente, pode se utilizar, um pano limpo, com água, logo depois da alimentação, mas é importante que essa higienização também seja feita,” explica.
O coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, lembra ainda que desde a implantação do Programa Brasil Sorridente em 2004, quase 50% das crianças, aos 12 anos de idade, estão livres de cárie. Antes do Brasil Sorridente o número não chegava a 35%.
Fonte: Blog da Saúde / http://bit.ly/UWXyY8