O Conselho Regional de Odontologia da Bahia realizou, em 2 de setembro, em Salvador, um encontro entre representantes do Conselho Federal de Odontologia e de mais 17 CROs. O objetivo foi promover a integração e a troca de experiências entre dirigentes dos CROs e do CFO. Estiveram presentes conselheiros e delegados regionais do CRO-BA, sete conselheiros federais e mais de 40 profissionais.
O presidente do Conselho da Bahia, Mário Ferraro, abriu o evento mostrando aos presentes um histórico do CRO-BA e elencando as reformas estruturais realizadas na sede do Conselho pelo novo plenário. Em seguida, apresentou as nove delegacias do interior e destacou as mudanças físicas e a requalificação de seus ambientes.
Para o presidente do CRO-BA, a recuperação física da sede e das delegacias regionais é necessária para que os profissionais tenham um mínimo de conforto ao procurar a instituição. “Se a máquina administrativa, o pessoal e os equipamentos físicos não tiverem estrutura condizente, o atendimento continuará sofrível”, ressaltou Ferraro.
Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, presidente do CFO, deu prosseguimento à reunião tirando dúvidas dos dirigentes sobre assuntos de interesse da Odontologia, como a resolução do CFO que proíbe o uso indiscriminado dos raios-X, a irregularidade de algumas entidades que prometem aos profissionais dupla certificação em um curso, e a campanha de câncer bucal que terá inicio em outubro com abrangência nacional.
Outro aspecto abordado também foi o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Odontologia (I Cobrasco), que ocorrerá de 22 a 26 de setembro, em Pernambuco. Por fim, os presentes trocaram experiências sobre o trabalho desenvolvido em seus estados e elogiaram a iniciativa do CRO-BA na realização do evento.
Além de Aílton Diogo Morilhas Rodrigues, estiveram presentes também os seguintes conselheiros federais: José Mário Morais Mateus, Emanuel Dias, Evanilde Viana, Ermensson Jorge e Samir Najjar.