A cerimônia reuniu importantes representantes de entidades e instituições odontológicas, além de autoridades municipais, estaduais e federais

A abertura oficial do 43º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) ocorreu nesta terça-feira (27), no teatro da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), e contou com a presença de importantes representantes de entidades e instituições odontológicas, além de autoridades do município de São Paulo, do estado e do país. O Conselho Federal de Odontologia, apoiador do congresso, esteve presente na solenidade.
Para dar início, a mestre de cerimônia fez a composição da mesa de autoridades, convidando o presidente em exercício do CFO, Romildo Bringel; o anfitrião do 43º CIOSP e presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Wilson Chediek; a presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo; o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Jorge Cecchetto; e o CEO da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Paulo Henrique Fraccaro.
Também foram convidados a compor a mesa o coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Lucena; a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Marta Cipriano, representando o secretário municipal, Luiz Carlos Zamarco; e o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO Nacional), Celso Russo.
A coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Marta Cipriano, abriu os pronunciamentos fazendo um panorama sobre as ações e atendimentos odontológicos no município de São Paulo. Em seguida, o CEO da ABIMO, Paulo Fraccaro, em seu pronunciamento, destacou que o cirurgião-dentista precisa olhar a saúde bucal como um todo; assim, finalizou ressaltando a importância da Odontologia brasileira.
O presidente da ABO Nacional, Celso Russo, agradeceu a oportunidade de participar do CIOSP, o maior da América Latina, e, dessa forma, enfatizou o quanto é fundamental a união da classe odontológica para que a Odontologia brasileira continue no mesmo patamar em que está.
Na sequência, o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS), Edson Lucena, trouxe dados importantes de investimentos do governo federal, estadual e municipal, referente aos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, enalteceu a relevância do CIOSP para a Odontologia brasileira e destacou o Programa Brasil Sorridente.
Em sua fala, Edson reforçou que não há no mundo um país com mais de 100 milhões de habitantes que tenha tomado para si esse desafio de ofertar a saúde bucal pública, e que esta precisa ser prioridade para a população. “Nesses quatro dias de congresso, estará muito viva a excelência da profissão. Isso a gente precisa incorporar ao SUS. E, mais do que nunca, a saúde bucal precisa ser prioridade nas gestões estaduais e municipais”, pontuou.
A presidente do CROSP, Karina Monney Peixoto Ferrão de Azevedo, destacou que o CIOSP é um dos eventos mais importantes da área odontológica que acontece no ano, o qual reúne grandes nomes nacionais e internacionais da Odontologia mundial, e ressaltou que participar deste evento é uma tradição, já que ela vem de uma família de cirurgiões-dentistas. Assim, ela relembrou quando seu pai voltava do CIOSP, trazia novidades, enfatizando a sua paixão pela Odontologia.
“Caminho por esses corredores do CIOSP há 31 anos. Em todo esse tempo, só não participei quando meu filho nasceu. Isso mostra o quanto esse evento faz parte da minha história. Estar hoje, nessa mesa, na 43ª edição, vai muito além do cargo que eu ocupo, porque o CIOSP é muito mais do que um congresso. Aqui, se compartilha conhecimento, se apresenta inovação, ciência, academia, o SUS e a nossa prática clínica”, ressaltou Karina.
O presidente do CFO, em exercício, Romildo Bringel, fez uma breve lembrança histórica do CIOSP, recordou as primeiras edições que participou e de como o evento se tornou um congresso desse tamanho e importância. Romildo aproveitou o momento para saudar todos os presidentes de CROs eleitos e reeleitos, assim como as instituições odontológicas e, especialmente os conselheiros federais do CFO.
“É uma alegria enorme estar nesse congresso, que frequento desde minha graduação, em 1987. Voltar como presidente é uma grande honra, e compartilhar esses quatro dias com vocês é de total importância. Nosso maior objetivo [nessa gestão] é unir ainda mais a Odontologia brasileira e os Sistemas Conselhos, fazendo um cordão de gestões e, principalmente, de ética na Odontologia”, destacou.
Em seguida, o presidente da Associação Brasileira dos Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto, reforçou a sua alegria de participar de mais uma abertura do CIOSP, destacando a magnitude do evento e o quanto ele representa e une os profissionais da Odontologia, salientando que é dessa união [entre os profissionais] que nasce uma Odontologia mais eficiente, respeitada e mais preparada para os desafios futuros.
Antes da finalização dos pronunciamentos das autoridades, a presidente da Federación Odontológica Colombiana, Maria Fernanda Atuesta, entregou uma homenagem ao anfitrião do CIOSP, Wilson Chediek.
Para finalizar a cerimônia, Chediek, após cumprimentar as equipes de organização, os participantes da solenidade e as autoridades que compuseram a mesa solene, destacou a estrutura do 43º CIOSP e pontuou a excelência da programação científica desta edição.
“Nós já temos mais de 55 mil inscritos, com congressistas de 44 países. A exposição comercial conta com mais de 70 mil metros quadrados; temos 569 trabalhos inscritos; empresas de 16 países; e uma grade científica diversificada, além da programação cultural de todos os dias.” Assim, Chediek finalizou a solenidade desejando a todos um ótimo CIOSP.
O encerramento da solenidade foi feito com a apresentação da banda Piano Rock.


