Lentes e facetas dentais: entenda os cuidados necessários para higienização e conservação

O Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo Conselho Federal de Odontologia e 27 Conselhos Regionais de todo país, reforça a mensagem de que manter a rotina de bons hábitos de higiene oral, garantem a beleza e funcionalidade de facetas e lentes dentais.

Lentes e facetas dentais possuem significativas funções estéticas e funcionais, mas o uso desses recursos exige especial atenção, para garantia da saúde bucal do paciente e ainda para maior durabilidade e conservação dos materiais. Por esse motivo, o CFO Esclarece traz orientações sobre os cuidados a serem tomados após a realização dos procedimentos, de forma que seja assegurado um sorriso bonito e saudável a curto, médio e longo prazos.

A conselheira federal do Conselho Federal de Odontologia, Bianca Zambiasi, professora universitária e doutora em Odontologia com área de concentração em Dentística Restauradora, explica que os pacientes que fazem uso de facetas e lentes devem se conscientizar sobre a importância de seguir, durante a rotina diária, todas as orientações dos cirurgiões-dentistas para a correta conservação do tratamento.

“As pessoas muitas vezes acham que, por serem estruturas artificiais, não precisam de tantos cuidados, mas é um engano. O substrato continua sendo o dente natural, que pode sofrer com cárie e inflamações nas gengivas. Dessa forma, uma boa rotina de higienização é fundamental para a saúde bucal desses pacientes, que também deverão evitar maus hábitos que favoreçam fraturas”, complementa.

Cuidados essenciais

Pacientes que utilizam facetas ou lentes dentais precisam tomar alguns cuidados específicos para garantir a boa manutenção do tratamento. Eles serão orientados pelos cirurgiões-dentistas sobre a importância da higienização e, principalmente, sobre algumas restrições a serem observadas.

Entre essas restrições está o consumo frequente de alimentos extremamente ácidos, como sucos de frutas cítricas e isotônicos; que podem provocar uma reação abrasiva e tirar progressivamente o brilho das restaurações. O cuidado é importante especialmente para as facetas de resina. É importante salientar que essa orientação deve ser observada inclusive por pacientes que possuem dentes naturais, uma vez que dietas ácidas podem aumentar o risco tanto da doença cárie quanto de outros problemas como erosão ácida.

O cirurgião-dentista Camillo Anauate Netto, professor universitário e doutor em Odontologia pela USP (Universidade São Paulo) destaca que outro importante cuidado a ser tomado pelas pessoas que possuem facetas e lentes dentais é evitar a utilização de escovas de cerdas duras e cremes dentais com alto RDA (Relative Dentine Abrasivity), índice que mede a abrasividade relativa da dentina.

“Em hipótese alguma, deve-se utilizar os produtos à base de pó de carvão que são vendidos nas redes sociais. Esses pós, possuem alta rugosidade e dessa maneira podem desgastar tanto o esmalte dental quanto uma lâmina de resina composta”, complementa Camillo.

Além disso, devem ser evitados grandes esforços de mastigação, principalmente quando as facetas atingem o bordo incisal dos dentes. O hábito de mastigar alimentos duros e pegajosos, ou mesmo de morder objetos rígidos, pode fraturar as lentes, principalmente aquelas em resina.

Durabilidade e pontos de atenção

É importante esclarecer que tanto as facetas de porcelana como facetas diretas de resina composta são tratamentos de caráter irreversível. Mesmo nos casos em que não há necessidade de desgastes, ocorre uma modificação permanente da estrutura dentária natural. Quando bem indicados e executados com técnica adequada, esses procedimentos podem oferecer excelentes resultados estéticos e funcionais, além de apresentarem alta durabilidade.

“As facetas e lentes dentais são finas camadas de cerâmica ou resina aplicadas sobre a superfície dos dentes, com o objetivo de aprimorar a estética e, em alguns casos, restabelecer a função mastigatória. Esses materiais são projetados para apresentar longa durabilidade e, quando bem indicados e acompanhados de cuidados diários adequados, podem manter-se por décadas. É importante ressaltar, contudo, que as cerâmicas costumam apresentar maior longevidade em comparação às resinas, esse é um aspecto fundamental a ser discutido e esclarecido com o paciente”, destaca a conselheira do CFO, Bianca Zambiasi.

Higienização diária

A conselheira Bianca Zambiasi esclarece que é equivocada a ideia de que as lentes ou facetas possam favorecer o acúmulo de alimentos e placa bacteriana entre os dentes ou gengiva. Isso só vai acontecer se houver alguma falha na instalação e a peça não estiver perfeitamente ajustada, situação que pode criar degraus nos dentes, ou se houver excesso de cimento, o que pode deixar a superfície dentária mais alta do que o comum. Mas, via de regra, quando os procedimentos são executados de forma correta, o tratamento não representará qualquer risco e a saúde bucal do paciente estará integralmente protegida.

“A instalação das facetas é segura e traz inúmeros benefícios aos pacientes quando realizada com a correta indicação. Eles apenas não podem se descuidar da rotina de higienização oral, para prevenir o acúmulo da placa bacteriana, o desenvolvimento da doença cárie e até mesmo inflamações gengivais. Isso porque, caso tenha um dente que precise ser restaurado, na maioria das vezes, a faceta ou lente terá de ser removida e inutilizada, sendo necessária a confecção de nova peça”, esclarece Bianca Zambiasi.

As pessoas que usam facetas e lentes dentais devem realizar a higienização oral com o mesmo rigor exigido para aqueles que possuem dentes naturais. Ou seja, manter a escovação dos dentes por pelo menos três vezes ao dia, com escovas de cerdas extra macias e pasta dental fluoretada. É importante dar ênfase à última escovação do dia, aquela feita antes de dormir.

Também deve ser realizada a higienização da língua, rotina que muitas vezes é deixada de lado ou feita de maneira incorreta com a própria escova dental. Essa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez ao dia, com uso de raspadores e escovas especiais para esse fim. Além disso, a escovação interdental precisa ser realizada periodicamente pelos pacientes, com uso de fio dental ou com escovas interdentais calibradas.

Visitas ao cirurgião-dentista

Os pacientes com facetas e lentes devem realizar visitas periódicas ao cirurgião-dentista com indicação de realização de consultas pelo menos a cada seis meses. O cirurgião-dentista fará a manutenção preventiva e a profilaxia profissional, com remoção do tártaro e biofilme acumulados nos dentes, além da verificação criteriosa da integridade e da adaptação das peças, podendo sugerir alguma intervenção, caso seja necessário. No caso das lentes de resina composta, o profissional observará ainda se há necessidade de um repolimento das peças.

“Na prática, os pacientes deverão realizar consultas odontológicas em uma periodicidade semestral para a manutenção do tratamento. Esse é um dos cuidados necessários para que eles possam gozar de um sorriso bonito e saudável por toda a vida”, conclui Camillo Anauate Netto.