Manter cuidados com a boca é fundamental para a manutenção e promoção da saúde bucal e geral. Confira cinco dicas para deixar seu sorriso saudável

O sorriso é uma expressão facial que envolve a ação de diversos músculos da boca e face e, geralmente, está associado à manifestação de bons sentimentos. Também está diretamente ligado à beleza do rosto e autoestima. Mas um sorriso bonito transmite mensagens que vão muito além da estética e das emoções pessoais, sendo também sinônimo de autoestima, equilíbrio geral do organismo e qualidade de vida.
Por esse motivo, no Dia Mundial do Sorriso, celebrado em 4 de outubro, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais (CROs) ressaltam que bons hábitos de saúde bucal são essenciais para a preservação do sorriso e de todos os benefícios decorrentes dele. São medidas de caráter preventivo que podem combater doenças orais como a cárie, infecções gengivais e até mesmo o câncer de boca.
Confira abaixo 5 orientações essenciais para um sorriso saudável:
- Higiene bucal adequada: escovação dos dentes após as refeições e antes de dormir, utilizando escova de cerdas ultra ou extra macias e creme dental com flúor; associada ao uso diário do fio dental e higienização da língua com escova ou raspador.
- Alimentação equilibrada: redução no consumo de açúcar, grande responsável pela formação da cárie e biofilme bacteriano. A adoção de uma dieta saudável beneficia tanto a saúde bucal quanto a saúde geral.
- Hidratação constante: beber água regularmente auxilia na produção de saliva, que atua como protetora natural da boca, regula a microbiota oral e contribui para a limpeza da cavidade bucal.
- Evitar tabaco e álcool em excesso: a associação entre álcool e cigarro é fator de risco para o câncer bucal. Também podem provocar halitose e degradações dos dentes, afetando a saúde do sorriso ao longo do tempo.
- Consultas periódicas ao cirurgião-dentista: o acompanhamento odontológico regular possibilita o diagnóstico precoce e o tratamento adequado de doenças e alterações na cavidade bucal; garantindo boas condições para um sorriso saudável.
O vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila, reforça a relação entre saúde bucal e saúde sistêmica: “A boca é porta de entrada para bactérias e infecções que podem se disseminar pela corrente sanguínea, contribuindo para o desenvolvimento ou agravamento de doenças como diabetes e enfermidades cardiovasculares. Cuidar da saúde bucal, portanto, é fundamental para garantir bem-estar integral e qualidade de vida, refletindo diretamente no sorriso”, finalizou.