UFRN promove evento para debater a fluoretação da água no estado do Rio Grande do Norte

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte promoveu, no dia 3 de julho, o evento “Fluovi”, que teve como tema a “Fluoretação da água e vigilância:caminho para sorrisos saudáveis”. O evento foi realizado com objetivo de estimular mudanças nas políticas locais e estaduais de fluoretação, visando permitir que a população potiguar tenha acesso universal à água tratada de forma plena. O evento contou com a participação do Conselho Federal de Odontologia e do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte, que também foi apoiador na iniciativa.

O evento foi realizado sob a condução do diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Antonio de Lisboa Lopes da Costa, que representou o reitor da UFRN, Dr. José Daniel Diniz Melo; da pró-reitora adjunta de pós-graduação, Prof. Fernanda Raffi, que representou o pró-reitor de Pós Graduação, Prof. Rubens Marinbondo; e do professor e coordenador, Luís Noro. O Sistema Conselhos de Odontologia foi representado pelo presidente do CFO Claudio Miyake; o tesoureiro, Elio Silva Lucas; e o conselheiro federal Gláucio Morais, além da presidente do CRO-RN, Jane Suely de Melo Nóbrega.

Também estiveram presentes o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Hilan Gomes de Lucena, que foi um dos expositores do evento; a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Lília Maria Bezerril; e o presidente do SOERN (Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte), Ivan Tavares de Farias Júnior.

Apresentações científicas
Ao longo de todo o evento, foram realizadas apresentações de painéis sobre dois temas centrais: “A Política Nacional de Saúde Bucal” e “A fluoretação da água de abastecimento público no Brasil” e a “A situação da fluoretação da água do Rio Grande do Norte e as perspectivas futuras”.

Entre os expositores estava o Professor da Universidade São Paulo (USP) Paulo Frazão, que é presidente da Câmara Técnica de Saúde Coletiva do CROSP e Coordenador Geral do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL). Ele falou sobre o estado da arte da fluoretação das águas no Brasil, com ênfase nos ajustes de fluoretos nas águas de abastecimento público suportado pelas evidências científicas, seus riscos e benefícios.

Entre os apresentadores dos painéis também estavam Gustavo Soares de Araújo, gestor ambiental da Vigilância Epidemiológica Ambiental da SESAP – VigiAgua; Samuel Jorge Moysés, professor da Universidade Federal do Paraná; a Deputada Divaneide Basílio, da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo; além de representantes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e de professores da UFRN.

Visita ao CRO-RN
O presidente do CFO Claudio Miyake; o tesoureiro, Elio Silva Lucas; e o conselheiro federal Gláucio Morais, também visitaram a sede do CRO-RN. Eles foram acompanhados pela presidente, Jane Suely de Melo Nóbrega, e puderam conhecer as atuais instalações da autarquia, em seus diversos setores. Na oportunidade, a diretoria do CRO-RN apresentou o projeto da nova sede, cuja construção terá o apoio do CFO e deverá beneficiar toda a classe odontológica do estado, que conta com 10,8 mil inscritos.