Dia Mundial de Higienização das Mãos: prática é considerada uma das mais eficazes para combater a pandemia

Neste 5 de maioDia Mundial de Higienização das Mãos –, o Sistema Conselhos de Odontologia fortalece a importância da prática como fator de combate e prevenção à covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adequada higienização das mãos é uma das principais recomendações para evitar a transmissão do coronavírus, além de contribuir para reduzir o risco de contágio de doenças como hepatite B, meningite, diarreia e resfriados.

Apesar da higienização das mãos ter ganhado visibilidade mundial no último ano pandêmico, o Sistema CFO/CROs destaca que é preciso reforçar a continuidade da prática, mesmo diante da imunização populacional já iniciada. Por isso, os Conselhos de Odontologia apoiam a campanha da OMS realizada nesta semana, para incentivar essa atitude básica de higiene.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, essa higienização é fundamental, tanto por parte dos profissionais da Odontologia, quanto da população, como barreira essencial no controle da transmissão do vírus. “Diversos estudos já comprovaram, com relevância neste cenário pandêmico, a eficiência no controle da disseminação de infecções, bem como no espalhamento de microorganismos resistentes em ambiente hospitalar, contribuindo assim para redução do número de mortes possíveis de prevenção no mundo”, destacou.

As orientações ao ambiente odontológico foram publicadas pelo CFO no “Manual de Boas Práticas em Biossegurança para Ambientes Odontológicos” (CLIQUE AQUI) e no E-book “Covid-19 e Odontologia – Medidas para aumentar a segurança de pacientes e profissionais” (CLIQUE AQUI). As recomendações aperfeiçoam os cuidados a serem adotados no ambiente odontológico, pelo Cirurgião-Dentista, equipe e também pelos pacientes.

Além disso, é importante ressaltar também à população a forma correta de lavar as mãos na rotina diária. Essa simples medida precisa ser mantida antes e depois de contato com qualquer pessoa, de ir ao banheiro e após tocar em quaisquer superfícies. O hábito é recomendável após pegar em dinheiro, antes de comer, depois de mexer com animais, usar o transporte público e antes de pegar em bebês, por exemplo. O ato de lavar as mãos deve ser feito, principalmente, antes da higienização bucal, pois a mãos são imprescindíveis no acesso à cavidade bucal, como no uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dente.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br