67% dos CDs ainda usam guias de papel

De acordo com a enquete do portal do CFO, mais da metade dos internautas afirmaram ainda usar guias de papel nas trocas de informação com os planos de saúde com quem mantêm convênios.

Ao total, foram 291 votos. A maioria dos participantes, 67%, respondeu que as trocas de dados com as operadoras de planos privados de assistência à saúde ainda são feitas através de guias de papel; 22% afirmaram usar guias eletrônicos e 11% informaram não possuir guias.

A troca de informações por meio eletrônico tornou-se obrigatória em 30 de novembro de 2008.  O resultado da enquete do CFO, que ficou no ar durante um mês e meio, confirma o dado divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de que cerca da metade dessas trocas ainda é feita em guias de papel no segmento odontológico. A diferença é que na enquete do CFO o número foi maior que o divulgado pela ANS há oito meses: 67% contra 47,2%.

No entanto, para o conselheiro federal Benicio Mesquita a implantação da TISS é de “caráter irreversível”. Segundo Mesquita, que é um dos representantes do Conselho Federal de Odontologia junto ao Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar da ANS, a TISS é fundamental para uma melhor organização dos serviços prestados pela saúde suplementar.

Nova pergunta

A nova questão lançada hoje pelo portal do Conselho Federal de Odontologia continua abordando a temática do intercâmbio de informações no setor. Como a implantação do TISS na rotina dos profissionais de Odontologia afetou o tempo de preenchimento de guias?

A intenção da enquete é ouvir a opinião dos profissionais e verificar se houve vantagem para o segmento odontológico a troca de informações através do meio eletrônico. Participe, votando aqui ao lado.

VEJA TAMBÉM

Fique por Dentro: TISS