O 15º Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva (CBSBC) foi realizado simultaneamente ao Enatespo; programação inclui diversas atividades como painéis científicos e palestras de grandes nomes da Odontologia

A ABRASBUCO (Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva) realizou, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na cidade de Nova Friburgo (RJ), o 24º Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Enatespo), que aconteceu simultaneamente ao 15º Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva (CBSBC). O evento contou com os apoios do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Nova Friburgo, Universidade Federal Fluminense (UFF), além do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ).
A realização do Enatespo e do CBSBC iniciou-se em 1984 com importantes contribuições na criação e no fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal. Neste ano de 2025, o tema central foi “Fortalecendo a Política Nacional de Saúde Bucal, com inclusão, inovação e diversidade”. O evento reuniu profissionais das equipes de saúde bucal, movimentos sociais, gestores, acadêmicos, docentes e representantes de entidades ligadas à Saúde Bucal e à Odontologia no Brasil.
A solenidade de abertura do Enatespo contou com as participações da presidente da ABRASBUCO, Helenita Corrêa Ely, do coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Lucena, do conselheiro federal do Conselho Federal de Odontologia, Samir Najjar, da conselheira do CRO-RJ, Aretuza Lattanzi, que representou o presidente do CRO-RJ, Outair Bastazini Filho no evento, do prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, do presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Anselmo Dantas, e da diretora da FIO, Rozângela Camapum. Além disso, o chefe de Gabinete Pessoal do Presidente da República, Dr. Swedemberguer Barbosa, também abrilhantou o evento com sua presença, além de outras autoridades.
Programação
A programação do evento incluiu mesas redondas, comunicações dialogadas, painéis científicos e apresentações orais, distribuídos por cinco eixos de trabalho: inovação, inclusão e diversidade, gestão, assistência e trabalho multiprofissional. Entre os principais palestrantes estavam nomes como, por exemplo, Jaime Aparecido Cury, Professor Emérito da UNICAMP; Paulo Frazão, Professor Doutor da Faculdade de Saúde Pública da USP; e Filomena Barros, presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos em Odontologia (ANATO), entre outros.