HOJE, 31 DE JULHO: ÚLTIMO DIA DAS INSCRIÇÕES

Prefeituras fiquem atentas: é do interesse da população a participação dos municípios por meio das prefeituras.

banner brasil sorridente190x140O prazo das inscrições para concorrer ao Prêmio Brasil Sorridente / Conselhos de Odontologia termina HOJE, dia 31 de julho. O município vencedor vai ganhar, além de prêmios, ações efetivas para a melhoria da saúde bucal de seus cidadãos.

Como primeira iniciativa nacional com essas características, o prêmio, que faz 10 anos esse ano, é concedido pelo CFO, anualmente, a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal. A seleção é realizada, primeiramente, nos estados que indicam os participantes de cada cidade para concorrerem à seleção nacional. Para isso é preciso observar a documentação e a resolução.

Entre os critérios avaliados pelo CFO estão a contrapartida municipal no financiamento em saúde; a constituição legal de Conselho Municipal de Saúde com representante da saúde bucal; a proporção de cobertura de equipes de saúde bucal na atenção básica; e o desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde bucal. A escolha é feita pela avaliação de pontos importantes que envolvem várias questões da saúde como financiamento; organização da saúde no município; ações relativas à saúde bucal na estratégia de Equipe de Saúde da Família; realização de campanhas como, por exemplo, a de câncer bucal; salários dos profissionais; se a prefeitura tem um projeto de ação de educação permanente; a questão da desprecarização das relações de trabalho – se o município tem um corpo de profissionais concursados, dentre outros questionamentos. Essa soma é que vai selecionar o vencedor.

ATENÇÃO – É importante destacar que todos os municípios podem participar – mesmo aqueles que cumpram os critérios parcialmente (ainda que falte um critério de acordo com a necessidade de cada cidade) podem concorrer. Outra informação importante é que os municípios que ainda não finalizaram os dados de 2014 até a data final da inscrição podem concorrer ao prêmio com as informações de 2013, que serão consideradas na hora da avaliação final. As demais datas da agenda do prêmio continuam as mesmas da resolução.

Municípios – As inscrições deverão ser realizadas no CRO de seu estado até o dia 31 de julho. Os Conselhos Regionais constituirão comissões estaduais do prêmio – etapa estadual, para avaliação da documentação apresentada pelos municípios. Para a etapa nacional os Conselhos Regionais informarão ao Conselho Federal de Odontologia o município que melhor se destacar em cada grupo populacional, em sua jurisdição, até o dia 15 de agosto. Ao Conselho Federal de Odontologia será informado o município selecionado a concorrer na etapa nacional, em cada grupo populacional, acompanhado da ata de seleção do município pela comissão estadual e da documentação comprobatória do município. O CFO, por meio de sua comissão, vai avaliar os municípios inscritos na etapa nacional, classificando – os em ordem decrescente, da maior a menor pontuação, em cada grupo populacional, com divulgação dos mesmos até o dia 15 de setembro. Os municípios selecionados serão homenageados durante solenidade comemorativa no mês de outubro.

Nesses 10 de anos de prêmio, mais uma força positiva impulsionou a participação das prefeituras. A atuação intensiva dos parceiros de forma muito peculiar fazem a divulgação do prêmio, são eles: o Ministério da Saúde; os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e as empresas Dabi Atlante e Colgate / Palmolive.

Vários estados já inscreveram seus municípios como Minas Gerais e Rio de Janeiro que apostam na vitória. As prefeituras, primeiros lugares de cada categoria, além do reconhecimento público, serão premiadas com um consultório odontológico completo e kits de higienização bucal entregues para a população.

Dúvidas – Prefeitura, não deixe de participar porque tem dúvidas. A Comissão de Políticas Públicas do CFO está pronta a atender a todos pelo telefone: (021) 21222200 / Prêmio Brasil Sorridente

Veja aqui depoimentos emocionantes dos municípios vencedores de 2014:

1º lugar na categoria até 50 mil habitantes: Canindé do São Francisco (SE) – coordenadora de Saúde Bucal do município Dra. Rosacy Alves

1º lugar na categoria entre 50.001 a 300 mil habitantes: Resende (RJ) / coordenador de Saúde Bucal do município, Osvaldo dos Santos

1º lugar na categoria acima de 300 mil habitantes: Vitória (ES) / Presidente CRO (ES), Ailton Felisberto Alves (In Memorian) / Coordenadora de Saúde Bucal de Vitória.

Comunicação do CFO