Solenidade marca os 55 anos de criação dos Conselhos de Odontologia

Os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia estiveram reunidos na noite dessa quarta-feira, dia 05 de junho, em Brasília/DF, para celebração dos 55 anos de compromisso com a Odontologia brasileira. A solenidade fez menção ao importante legado de trabalho dos presidentes que estiveram à frente do CFO em mais de meio século de supervisão da ética odontológica e zelo pelo bom conceito da profissão. A missão do CFO, iniciada ainda na década de 1960, com o Presidente Dílson Ávila Tomé agora caminha com o Presidente Juliano do Vale.

A data fez referencia, também, ao desafio histórico de mudança da sede do Conselho Federal de Odontologia do Rio de Janeiro para Brasília/DF. Nos últimos dois anos, o compromisso assumido em defesa da valorização da Odontologia, motivou o enfrentamento das dificuldades para reestruturação administrativa e readequação das rotinas de trabalho da Autarquia. Com transparência, ética e responsabilidade social, foi possível consolidar a continuidade do trabalho e estabelecer um marco no fortalecimento da Odontologia nacional.

Para o Presidente da Autarquia, Juliano do Vale, é uma honra fazer parte da história do Sistema Conselhos. “A ocasião marca um novo tempo na Odontologia, de sólida união e luta conjunta com os Conselhos Regionais nos estados em diversas frentes de trabalho, bem como forte parceria com os demais Conselhos Federais, as Associações, os Sindicatos e Federação, que prontamente contribuíram com a Odontologia. Quando o trabalho coletivo está voltado para um objetivo único, que é a categoria, o resultado não poderia ser diferente, do que as conquistas alcançadas. Tenho certeza que em breve, seremos testemunhas de novas e significativas conquistas para a nossa tão querida Odontologia”, afirmou.

A Coordenadora-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, recém-nomeada ao cargo, participou da solenidade e ressaltou o trabalho que será desenvolvido para melhoria do atendimento Odontológico à população. “Temos consciência das dificuldades e do trabalho que precisa ser desenvolvido e por isso a Coordenação conta com o apoio do Sistema Conselhos, porque ninguém faz nada sozinho. Em caráter emergencial, a Coordenação-Geral prevê o aumento do número de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de laboratórios de prótese dentária. Além disso, no âmbito da atenção básica, vamos focar na saúde bucal das gestantes para que seja parte integrante da avaliação de pré-natal. Nessa caminhada, a parceria com os Conselhos de Odontologia é fundamental para levantamento epidemiológico”, destacou.

A Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Kellen Crystian Soares Pedreira do Vale, também compôs a mesa solene e pontuou o momento de intenso trabalho que o Presidente do CFO está desenvolvendo, como extensão do legado deixado à frente do CRO-TO por mais de 10 anos. “Juliano do Vale prioriza e sempre priorizou resultados. No CFO a postura não será diferente. A ausência dele no lar, com a família, reflete o empenho e as conquistas na Odontologia. Por isso, meu coração aquieta. Reforço, ainda, que a OAB Nacional está à disposição de todos os Cirgiões-Dentistas para apoio e fortalecimento de lutas conjuntas. Não podemos dividir, é preciso somar para avançar”, afirmou.

Representando todos os Conselhos Regionais, a Presidente do CRO Alagoas, Márcia Telma Tenório Lins Guimarães, fez parte da mesa solene. “Esse é um momento histórico todos nós que dedicamos a vida à Odontologia, tanto no exercício da profissão, quanto na condição de gestor à frente do conselho. Completamos juntos mais de meio século de árduo trabalho e assim seguiremos para que novas conquistas sejam alcançadas em prol da categoria”, pontuou.

Por fim, o Presidente do CFO encerrou a solenidade enfatizando o cenário de dificuldade frente ao veto do Presidente da República ao PLC 34/2013, que torna obrigatória a assistência odontológica à pacientes em regime de internação hospitalar. “Nos deparamos com seis anos de muita luta no Congresso e o veto representa uma lamentável barreira na ampliação da assistência odontológica. Vamos seguir mobilizados, em que pese o prazo regimental de 30 dias corridos para derrubada do veto presidencial, por meio dos congressistas”.

CLIQUE AQUI e confira a galeria completa de fotos.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO
imprensa@cfo.org.br
Fotos: Marck Castro