Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal 2019 registra recorde de inscritos em etapa final de análise da documentação

Pela primeira vez, nesta edição de 2019, o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal registrou recorde de municípios participantes que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal em todo o país. O número de inscritos é três vezes maior do que a média nacional em 14 anos de premiação, com destaque para a nova categoria por macrorregião de municípios com até 20 mil habitantes.

No Conselho Federal de Odontologia, o trabalho de análise e apuração da documentação é conduzido pela Comissão de Políticas Públicas/Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal. Para a Comissão, o aumento dos participantes é resultado do grande esforço da Autarquia para ampliar, em todo o território nacional, o reconhecimento e a valorização dos profissionais envolvidos e, principalmente, para fomentar a qualidade da assistência odontológica à população.

O Coordenador da Comissão, Guilherme Graziani, destacou o trabalho desenvolvido para valorizar os municípios com menor número de habitantes, em que o impacto da cadeira odontológica, enquanto premiação principal, é significativa se comparada com grandes centros. “A adesão em massa das macrorregiões retrata um panorama nacional até então não diagnosticado, tendo em vista a categoria recém-criada. A expectativa é grande para validar os critérios previstos, a exemplo do financiamento em saúde, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica, entre outros itens que credibilizam as cadeiras odontológicas”, explicou.

Devido ao grande volume de inscritos, a análise das documentações realizada nesta semana – de 16 a 20 de setembro –, não foi concluída. Dessa forma, o CFO vai agendar em breve outra data para concluir as avaliações das documentações restantes e, assim, anunciar os municípios vencedores.

É importante ressaltar que todo o trabalho desenvolvido tem como base a Resolução CFO 205/2019, considerando as seguintes categorias: (I) municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contabilizando cinco grupos; (II) municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; (III) municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; (IV) municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e (V) os municípios com mais de 500.000 habitantes – que inclui o Distrito Federal.

Além do Coordenador, participaram dos trabalhos os membros Gilmar Tevizan, José de Figueiredo Loureiro Júnior e Paulo Capel Narva. O Coordenador-Geral das Comissões, o Vice-Presidente do CFO, Ermensson Luiz Jorge, também acompanha os trabalhos realizados.

Por Werveson Ferreira e Michelle Calazans, Ascom/CFO
imprensa@cfo.org.br