COVID-19: Cirurgião-Dentista mobiliza doação de quatro mil máscaras para profissionais da saúde em São Paulo

O Cirurgião-Dentista José Américo Bottino Júnior (CRO-SP-83359) produziu e doou quatro mil máscaras tipo Face Shield para profissionais da saúde que estão trabalhando na luta contra a COVID-19, na capital paulista. O objetivo é fortalecer a redução do risco de contaminação do vírus em hospitais e unidades de saúde em São Paulo.

O Cirurgião-Dentista explica que o trabalho voluntário foi subdividido em duas etapas – de 1º a 10 de abril e de 15 a 22 de abril -, com produção e entrega de duas mil máscaras em cada etapa. As doações foram direcionadas para Cirurgiões-Dentistas, profissionais auxiliares em saúde bucal, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e farmacêuticos.

As máscaras estão de acordo com as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Na primeira etapa tivemos a contribuição financeira e logística de um grupo de amigos Cirurgiões-Dentistas, do Serviço Social do Comércio (SESC/SP). Na segunda etapa, recebemos apoio da Escola Waldorf Alecrim Dourado de São Paulo”, explicou.

A produção artesanal das máscaras contou com a ajuda da família do Cirurgião-Dentista (esposa e dois filhos). “O que nos motivou foi a doação, a caridade, a ajuda no momento de crise, a falta de equipamentos individuais para colegas da saúde e, principalmente, a satisfação de contribuir para o momento. A empresa de embalagens Emblema doou metade dos acetatos, já que as máscaras Face Shield foram feitas de tiaras convencionais brancas e de acetato 0.25mm”, pontuou.

Os protetores foram destinados para profissionais de saúde de 50 instituições, aproximadamente: Odontologia SESC 24 de Maio; Hospital Ermelino; Hospital Tide Setubal; Hospital Heliópolis; Hospital das Clínicas – SP; Hospital Servido Municipal; Hospital Vila Penteado; Centro de Referência ao Idoso – São Miguel; Unidade Básica de Saúde (UBS) Paranaguá; Centro de Especialidade Odontológica Ermelino; Unidade de Saúde da Família Jardim Sorocaba – Santo André; UBS Capuava; Centro de Referência de Álcool Tabaco e outras Drogas (CRATOD); UBS Vila Dionísia; UBS Jardim República; Hospital Pérola Byton; Hospital do Tatuapé; Hospital de Pedreira; Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (IANSP); Hospital Vila Nova Cachoeirinha; UBS Vila Gumercindo; UBS Burgo Paulista; Hospital São Paulo; Santa Casa; Hospital Estadual de Diadema; Hospital Municipal de Diadema; Hospital Vila Nova Cachoeirinha; Supervisão de Saúde Bucal Centro (13 UBS); Supervisão Saúde Bucal Leste (12 UBS); Hospital Ipiranga; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 200; Hospital Regional Sul; Hospital do Mandaqui; Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes; e Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (Setor de Transplante).

Por Verônica Veríssimo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br

Fotos: acervo pessoal de José Américo Bottino Júnior